Uma atenção em grupos… AG Escola Agrícola em Blumenau SC

13 votos

Na roda de conversa…

ag_escola_agricola.jpg

 

 

 

ROTEIRO DE VÍDEO
GRUPO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DO AMBULATÓRIO GERAL MARILENE GIACOMET DE AGUIAR – ESCOLA AGRICOLA
Este vídeo faz parte do Projeto de Grupos de Educação em Saúde do Ambulatório Geral Marilene Giacomet de Aguiar- Escola Agrícola.
Há 05 anos os participantes dos grupos e profissionais do ambulatório se reúnem em dezembro para confraternizar sua participação no decorrer do ano das diversas atividades oferecidas pelos grupos.
O vídeo apresenta brevemente  registros fotográficos e vídeos de atividades realizadas por cada grupo e oficina no decorrer do ano. Em 2015 foram 15 grupos e 04 oficinas que seguem essa ordem no vídeo:
GRUPO MULHER – trata de aspectos vinculados a saúde física, mental, social e espiritual da mulher. Desde 2004. Acontece quinzenalmente.
GRUPO REEDUCAÇÃO ALIMENTAR – estimula pessoas a perceberem e descobrirem maneiras mais saudáveis de se alimentar. Desde 2010. Acontece mensalmente.
GRUPO DE GESTANTES – orienta gestantes e casais no decorrer do pré-natal em aspectos pertinentes a uma gestação saudável. Desde 2004. Semanalmente.
GRUPO DE PSICOTERAPIA – propicia espaço para a pessoa perceber, compreender e transformar seu universo psicoemocional de uma maneira saudável de viver. Desde 2011, semanalmente.
OFICINA DE IKEBANA – a Ikebana vem da cultura oriental harmonizar nossa saúde através da arte de arranjar flores. Desde 2014, mensalmente.
OFICINA CINE-SAÚDE – o lazer como alternativa completar de saúde, com discussões, reflexões e emoções diversas provocadas pela arte cinematográfica. Desde 2014, até julho de 2015.
GRUPO DE CONTROLE AO DIABETES – informar e orientar pessoas com diabetes e insulino dependentes quanto a maneiras de um viver saudável. Desde 2010, mensalmente.
GRUPO DE TAI CHI CHUAN – arte marcial baseada na respiração e que praticada com leveza e lentidão de movimentos desenvolve serenidade na mente e contribui na coordenação do corpo físico. Desde 2005, semanalmente. Preconizados pelo SUS , nas práticas integrativas e complementares.
GRUPO DE CHI KUNG – exercícios baseados na Medicina Tradicional Chinesa e na respeiração que recuperam e mantém a saúde do corpo, da mente e do espírito. Desde 2010, semanalmente.  Também preconizados pelo SUS , nas práticas integrativas e complementares.
OFICINA DE MEDITAÇÃO – atividade que desenvolve a percepção e equilíbrio o ritmo mental, com base na respeiração. De agosto a setembro de 2015, semanalmente. Também preconizado pelo SUS , nas práticas integrativas e complementares.
GRUPO CONVERSANDO SOBRE SAÚDE – assuntos diversos sobre saúde visando informar, orientar e estimular as pessoas a desenvolver uma vida saudável. Desde 2011, mensalmente.
OFICINA DE ORIENTAÇÃO A CUIDADORES – objetiva informar e desenvolver a percepção de cuidadores leigos quanto as formas de cuidar de si e das pessoas que lhe são semi ou dependentes. Desde 2011, mensalmente.
GRUPO CONTROLE AO TABAGISMO – preconizado pelo Ministério da Saúde, objetiva apoiar pessoas que tenham interesse em deixar o uso do tabaco. Desde 2014, mensalmente.
OFICINA DE DANÇA SENIOR – através dos movimentos de danças especificas estimula a coordenação motora e cerebral dos participantes. Inicio em 2015, quinzenalmente.
A realização dos grupos conta com a coordenação de profissionais do ambulatório das mais diversas áreas: enfermagem, farmácia, psicologia, serviço social; com a participação de demais profissionais do ambulatório: médicos, dentistas, técnicos bucais. Existe colaboração e parceria com profissionais de outros setores da SEMUS e outras Secretarias e Serviços da Prefeitura Municipal; profissionais liberais e voluntários da comunidade.
É o registro de uma integração que aproxima comunidade e profissionais de saúde através de atividades diferenciadas, mais leves e cujo enfoque é saúde pela saúde.
Temos como diretrizes:
 Falar de e sobre saúde através de meios saudáveis!
 Desenvolver uma saúde alegre!

Texto de Ethna Thaise Unbehaun
Psicóloga do Ambulatório Geral Marilene G. de Aguiar.
Aprovado pela Coordenação: Kathleen A. Binns
Primavera de 2015 (novembro).