FILMES SOBRE REDES ESTRATÉGICAS DO MS: VALE MUITO ACESSAR E DIVULGAR

16 votos

Queridos RHnautas,

Recebi este presente de um amigo por e-mail e achei tão bom o material que resolvi disponibilizar nesta rede quente, copiando o texto integral do DAPES e colocando o link para acesso ao material.

 

MINISTÉRIO DA SAÚDE USA FERRAMENTA DE ÚLTIMA GERAÇÃO EM FILME SOBRE REDES ESTRATÉGICAS

São cinco filmes com experiências de efetivação das Redes Temáticas sobre Saúde da Mulher, Saúde da Criança, Saúde do Jovem e Adolescente, Saúde da Pessoa com Deficiência e Saúde da Pessoa Privada de Liberdade. O objetivo é contribuir para ampliar a difusão da comunicação e informação em saúde e fortalecer o compromisso com a garantia de direitos e a defesa do Sistema Único de Saúde.

A ferramenta utilizada é conhecida como hipervídeo e utiliza HTML (HyperText Markup Language), expressão inglesa que significa "Linguagem de Marcação de Hipertexto", ela possibilita que o conteúdo audiovisual seja interativo.

“As informações reunidas permitem a ampliação do conhecimento sobre as redes temáticas, contribuindo para que gestores e gestoras de saúde tenham possibilidade de tomar decisões mais qualificadas”, explica Aparecida Linhares Pimenta, diretora do Dapes. Na avaliação de Aparecida, o filme proporciona a compreensão da articulação das redes nas Regiões e no Sistema Único de Saúde. “O avanço das novas tecnologias permite a criação de materiais de comunicação com uma carga informativa inimaginável até recentemente”, declara a diretora.

A produção do filme Rede Estratégicas teve início na gestão do ex-diretor do Dapes Dário Frederico Pasche, e foi concluído pela atual diretora, Aparecida Linhares Pimenta. O Núcleo de Comunicação da SAS e a Assessoria de Comunicação Social, por meio do Serviço de Gestão do Portal Internet/Intranet, do MS supervisionaram o processo.

“A realização do hipervídeo é experiência valiosa, não só pelo resultado, que foi importante, mas também pelo processo de discussão de uma história”, avalia Esther Vilela, coordenadora geral de Saúde das Mulheres.  “E a história quando se torna viva, entre nós, e é construída a muitas mãos, passa a ser um capital imprescindível”, declara.

“O hipervídeo é uma ferramenta altamente visual, que possibilita ter uma ideia das várias políticas, das várias redes que estão sendo implantadas no SUS”, afirma Vera Mendes, coordenadora geral de Saúde da Pessoa com Deficiência. Para Vera, o filme possibilita a ampliação do debate, do acesso e da discussão da política pública, suas diretrizes e os modelos assistenciais. “Tudo isso para qualificar o atendimento à população”, conta Vera.

Conheça as várias possibilidades: Na tela inicial de cada filme o usuário pode escolher a qualidade da imagem (para se adaptar as conexões mais lentas) e/ou optar pela utilização de ferramentas de acessibilidade (Libras ou audiodescrição – voltadas para pessoas com deficiência). Essas mesmas configurações podem ser feitas durante a visualização dos filmes, em qualquer momento. Clicando no ÍCONE da lateral esquerda, acima da palavra abrir, o filme é pausado e abre-se o menu, onde além de definir qualidade e acessibilidade, pode-se navegar por outras áreas do portal. Com a tecla ENTER, o filme entra em modo de TELA CHEIA, o que permite uma experiência mais completa do conteúdo oferecido.

Ao assistir o filme, levando o mouse no alto da tela, o usuário pode acessar os diversos momentos em que foi dividido o trabalho, ir para um capítulo específico ou verificar a sua duração.

 

hipervideo.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

(Clicando no link, https://www.redesestrategicassus.org/#/home a figura se abre  e o material pode ser explorado).

*No canto direito, ao clicar no ícone em destaque, é possível acessar o mapa das localidades visitadas no filme naquele momento e visitar a página dos locais abordados.

*Levando o cursor (mouse) para o centro da parte inferior, revela-se a aba Cronologia, área que conta, por meio de marcos históricos e documentos, um pouco dos caminhos percorridos na construção da Rede em tela.

Departamento de Ações Programáticas Estratégicas
Secretaria de Atenção à Saúde
Ministério da Saúde