Rebec faz cinco anos e libera código-fonte inédito para comunidade internacional de desenvolvedores

10 votos

Pesquisadores Fiocruz também testarão nova versão do maior registro primário da América Latina

Texto: Luiza Silva (ReBEC)

O Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (ReBEC), gerenciado pelo Icict, completou cinco anos nesta quarta-feira, 16 de dezembro. O aniversário coincide com a marca de 700 registros aprovados, entre mais de 3000 cadastrados – números que fazem do ReBEC a maior plataforma do gênero na região da América Latina e Caribe.

Publicações, parcerias, equipe ampliada e um novo sistema estão entre as ações de uma agenda comemorativa prevista para 2016, com pelo menos um evento a cada mês. Para destacar a data, à meia noite de ontem foi liberado o acesso ao inédito código-fonte do novo OpenTrials, base do futuro ReBEC 2.0. Inovações facilitam a operação da ReBEC pela sua equipe e pelos seus muitos usuários, dentro e fora do Brasil: pesquisadores, indústria e voluntários para pesquisas, entre outros.

Desenvolvedores de todo o mundo podem copiar e transformar o código segundo suas próprias necessidades, mas também colaborar com sugestões de aperfeiçoamento para o ReBEC 2.0 até março. Durante o primeiro trimestre de 2016, pesquisadores voluntários da Rede Fiocruz de Pesquisa Clínica (RFPC) farão testes de usabilidade na plataforma, apresentada a eles em primeira mão durante encontro realizado este ano. Qualquer interessado pode participar, enviando email para a Rede ou para o Rebec.

Criada em parceria com a ONG Communitas, a nova versão foi testada pela equipe do ReBEC e a empresa Tostes Treinamentos e deve entrar em operação em abril, mês em que o Icict comemora 30 anos. O código de base, batizado de OpenTrials, substitui a versão original (2009), desenvolvida dentro da parceria Icict/MS/Bireme.

Acesse o novo código-fonte Open-Trials aqui