Estudo comprova efeito calmante de cães terapeutas em crianças sob tratamento oncológico

11 votos

Achei interessante o texto e compartilho!

cao-terapeuta.jpg

São muitos os relatos dos efeitos positivos de cães terapeutas em crianças doentes, mas até agora existiam poucas evidências científicas de que os animais pudessem de facto melhorar o estado de saúde do paciente. Contudo, um estudo agora publicado indica que os cães de terapia podem de facto ter um efeito calmante em crianças sujeitas a tratamentos para o cancro.

Os cães terapeutas são utilizados em terapias assistidas por animais, que começam a ser cada vez mais comuns, sobretudo junto de crianças sujeitas a tratamentos. O principal objetivo destas terapias é melhorar o bem-estar emocional do paciente.

O estudo agora publicado faz parte do projeto de investigação norte-americano ‘Canines and Childhood Cancer (CCC)’ que está a ser conduzido pela American Humane Association e financiado pela Zoetis e que visa analisar os efeitos de terapias assistidas por animais em crianças, nas suas famílias e também nos próprios animais terapeutas.

Para conseguir perceber os resultados deste tipo de terapêuticas, os investigadores envolvidos medem a pressão arterial, a pulsação e os níveis de ansiedade dos pacientes antes e depois da visita semanal do animal. Durante a visita, as crianças falam e brincam com os cães, escovam o seu pelo, vêem-nos realizar alguns truques e aprendem mais acerca da sua raça.

Os resultados preliminares do projeto de investigação mostram que a pressão sanguínea das crianças que recebem terapias assistidas por animais mantém-se mais estável do que a das crianças que não recebem este tipo de terapêuticas.

Os cientistas referem ainda que as crianças que recebem estes tratamentos sofrem um maior grau de variabilidade no ritmo cardíaco do que os pacientes do grupo de controlo, que não fazem terapia com animais.

De acordo com os responsáveis pelo estudo, “estes resultados sugerem que os cães podem ter um efeito calmante no paciente”.

Por Ana Rita Costa- 26 Outubro, 2015

Publicado no Blog Veterinária Atual