Reações Adversas a Medicamentos – Leia a bula!!!

14 votos

ler-a-bula-300x151.jpg

Prezados Colaboradores da Rede HumanizaSus,

Reações Adversas a Medicamentos (RAMs) contribuem para o incremento substancial da morbidade e da mortalidade dos pacientes, além de causarem aumento nos custos dos cuidados à saúde.

Como o risco de RAMs torna-se maior à medida que o número de medicamentos em uso aumenta, é imperativo que os prescritores estejam vigilantes a respeito da "cascata de prescrições" (polifarmácia) e tomem medidas para suspender os medicamentos que apresentem o potencial de serem mais prejudiciais do que benéficos, evitando causar iatrogenias em seus pacientes.

Infelizmente, apesar da sua importância, as RAMs são negligenciadas pelos médicos em geral que, ao priorizarem um único efeito terapêutico desejado, desprezam os inúmeros efeitos adversos/colaterais dos fármacos modernos que podem alterar a homeostase interna e causar outras doenças e/ou comorbidades quando utilizados de forma crônica.

Com o intuito de alertar para este problema, acabo de disponibilizar no meu site pessoal o artigo Reações Adversas a Medicamentos – Leia a bula!!!:

https://www.homeozulian.med.br/homeozulian_visualizarinteressegeral.asp?id=70 

Aproveito o ensejo para desejar a todos um Feliz Natal e Ótimo 2016.

Atenciosamente,

Marcus Zulian Teixeira
www.homeozulian.med.br 
www.novosmedicamentoshomeopaticos.com