QUIXOTES DA SAÚDE

11 votos

20151228_100402.jpg

Katia Oliveira Machado é médica pediatra atuante na Emergência do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG/UFRJ) e, envolvida com o Núcleo de Humanização do IPPMG, passou também a se preocupar com os murais institucionais visando não só a melhoria estética da ambiência, mas os pensando como amplo espaço de comunicação e informação, convidando os serviços e segmentos da instituição a participar e a dialogar com os diversos públicos. Além disso, por meio destes, também veicula informações importantes quanto ao cuidado básico com a saúde, visando fomentar ações educativas. 

No entanto, foi com o projeto “Quixotes da Saúde na luta contra o Tabagismo na Infância e Adolescência” que sua paixão pelo personagem de Cervantes começou a se evidenciar, aproximando os usuários, através do imaginário, do instigante e rico Dom Quixote.

Aproveitando, então, a comemoração pelos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, outra de suas paixões, Katia Oliveira presenteia os infantes com a publicação de sua autoria de um livro belamente ilustrado: “A divertida viagem de Dom Quixote ao Rio de Janeiro”.

No livro há um feliz casamento entre o personagem Quixote e as belezas naturais do Rio de Janeiro, num passeio que procura, inclusive, não só fazer conhecer, mas também cuidar e preservar este patrimônio natural.

Vale o registro do livro e a certeza de que, utilizando a imaginação, esta médica pediatra percebe que a saúde vai muito além da assistência direta a um corpo enfermo, não só publicando, mas distribuindo gratuitamente o livro para o IPPMG a fim de que seja lido para as crianças atendidas e internadas.