Detentos trabalham em obras de melhorias no Presídio

1 voto

Oito presos do regime fechado do Presídio em Araxá, no Alto Paranaíba, estão trabalhando na obra de construção de um salão e de um parlatório – espaço para conversa entre detentos e visitantes. O investimento é de R$ 104 mil com dinheiro de penas de prestação pecuniária aplicadas pela Justiça local.

As obras executados pelo Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep) do município tem objetivo de dar mais conforto e segurança para os presos, advogados e defensores

Nesse orçamento, outra benfeitoria importante, em estágio avançado de construção, é o salão para inspeção de alimentos e objetos destinados aos presos pelas famílias. O novo espaço vai permitir a entrada em operação, em condições adequadas, da esteira de raios-x recebida recentemente pelo presídio.

Ela faz parte de um lote de 470 equipamentos de segurança de vários tipos, num valor total de R$ 1,5 milhão, repassado à Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Mais duas salas estão sendo construídas para outros procedimentos de revista com uso de equipamentos eletrônicos de detecção de metais. Em conjunto com a esteira, eles evitam a revista invasiva em parentes de presos e em sacolas com alimentos e materiais.

As obras de melhorias são uma forma de ampliar as vagas de trabalho com remição de pena no Presídio de Araxá. Por exemplo, na construção do Centro de Reintegração Social (CRS) da Apac Araxá, entregue recentemente, trabalharam 20 presos. O presídio mantém parcerias fixas com empresas da cidade, para reciclagem de papelão e plástico e produção de mudas de árvores nativas, que empregam um total de dez detentos.

https://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/2016/01/detentos-trabalham-em-obras-de-melhorias-no-presidio-de-araxa.html