Combate a Dengue: Estamos fazendo a nossa parte

10 votos

Amanhã (13) será deflagrada a Mobilização Nacional de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti, com o objetivo de sensibilizar e envolver as pessoas nessa luta que é de todos.

Doenças como a Dengue, a Zika e a Chikungunya estão avançando e não podemos perder essa luta, deixando o mosquito nascer. Cada um tem que fazer a sua parte. Ao Governo cabe investir mais nas condições socioambientais, sobretudo nas áreas de maior risco, investir na melhoria da qualidade de vida da população, na educação/informação, não basta apenas eliminar o mosquito.

No Hospital Infantil Lucídio Portella, em Teresina, estamos fazendo nossa parte. Hoje foi um dia de campanha de informação e sensibilização no hospital. Um grupo de profissionais afixaram cartazes  sobre a Dengue em pontos estratégicos do hospital, visitaram as enfermarias e postos de enfermagem, distribuindo folders, cartazes, conversando com os usuários e os trabalhadores sobre a importância da adesão de todos à campanha de combate a Dengue, chamando a atenção para os criadouros do mosquito , no sentido  que cada um fique vigilante, não permitindo que a sua casa, o seu terreno, a rua se transforme em criadouros de mosquito, que jogue o lixo no local adequado.

No hospital é comum algumas pessoas jogarem copos descartáveis, latas de refrigerantes, tampas no teto das repartições que ficam ao lado, como o HEMOPI e  o HGV, o que favorece a proliferação do mosquito neste período de chuvas. De vez em quando é feita uma vistoria para coleta desse material. Uma das mães/acompanhantes chamou a atenção para a água da chuva que fica retida nas grades das janelas, que pode também se transformar em criadouros, o que ainda não tinha sido detectado pela vigilância. Cada um e cada uma assumiu que todos somos responsáveis pelo nascimento do mosquito, e que a luta é de todos!

“Brasil unido contra a Dengue”