Contato entre irmãos fortalece os laços familiares, diz especialista

2 votos

Um projeto de humanização vem sendo realizado há seis meses na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal da Santa Casa de Lorena. Aproximar a família dos recém-nascidos é a proposta do “Visita Aberta”, projeto que traz o contato dos bebês internados com os irmãos.

De acordo com a psicóloga clínica da Santa Casa de Lorena, Dra. Claudia Caltabiano, o contato com os irmãos traz diversos benefícios e fortalece os laços familiares. A visita é monitorada por médicos e pelos pais. “Para as crianças que estão em casa esperando a chegada dos irmãos, é difícil entender o motivo de eles terem nascido e não estarem em casa. Na fase de desenvolvimento, que acontece dos dois aos sete anos, a criança começa a distinguir o significador [imagem, palavra ou símbolo] daquilo que ele significa [o objeto ausente]. Sendo assim, a criança assimila melhor informações que ela possa visualizar e vivenciar, dando significado a elas”, explica.

Além do contato com o bebê internado, a psicóloga afirma que a aproximação também é importante da mãe com o filho mais velho. “Com as visitas, o vínculo da família se fortalece e a ansiedade da criança mais velha diminui muito”, afirma. “Quanto ao medo de expor a criança ao ambiente hospitalar, o trauma ou má impressão não ocorre, uma vez que elas ainda não têm um pré-conceito sobre o que é um hospital e não o associam a algo ruim”, acrescenta.

Stela Mileine Antunes Pereira, mãe da Letícia e Larissa, que nasceu com 26 semanas de gestação, diz que Larissa passou internada 71 dias e teve o contato com a irmã mais velha, de três anos. “A Letícia sempre pediu para o papai do céu uma irmã e ficou muito feliz com minha gravidez, inclusive foi ela quem escolheu o nome da irmã, e participou ativamente da gestação. Quando a Larissa nasceu prematura e teve que ficar internada, a Letícia começou a perguntar porque eu tinha voltado sem a Larissa e dizia que o papai do céu não tinha atendido o pedido dela. Mesmo eu explicando a ela que a irmãzinha estava no médico, ela não entendia. Resolvemos trazê-la e as consequências foram ótimas”, conta Stela Mileine Antunes Pereira.

Projetos
Além do “Visita Aberta”, a Santa Casa de Lorena também conta com outros protocolos, como as técnicas Mãe Canguru e Redinha. Esses métodos melhoram a qualidade de vida dos recém-nascidos e os estimulam ao rápido desenvolvimento e recuperação. Na Santa Casa de Lorena a “Visita Aberta” aos irmãos prematuros internados na UTI Neonatal, acontece todas as quintas-feiras, das 10h às 11h.

https://www.meon.com.br/noticias/regiao/projeto-de-humanizacao-e-desenvolvido-na-santa-casa-de-lorena