Quando a Tese se fez Tenda e a Tenda se fez Tese.

20 votos

Os objetos que por tantas vezes serviram como fios condutores de muitas histórias, foram retirados cuidadosamente da mala e dispostos sobre a mesa do salão de convivência da ESF Panatis, Natal/RN.

As conversas circularam entre os participantes, reforçadas por abraços, sorrisos, alegria pelo reencontro.

Na manhã de uma ensolarada quarta-feira – 17/02/2016- , a Tenda do Conto foi montada para acolher a história de sua própria história.

A Enfermeira Jacqueline Abrantes  , ao lado da equipe que acompanha a Tenda , sentou-se na cadeira do narrador e apresentou, de forma suave e segura , o percurso que resultou em sua Tese de doutoramento em Ciências Sociais pela UFRN, com o título  Artes de Viver: tenda do conto . Memórias, dores e sensibilidade na atenção à saúde . O fio condutor da pesquisa foi a Tenda do Conto como um espaço de voz e memória e , principalmente,  como afirmação da potência da vida de usuários e trabalhadores no SUS e para além dele.

A vida pulsou com vigor naquela roda cujos olhares e ouvidos acolheram cada dimensão do relato com respeito e atenção. Esse dia foi um momento mágico que  marca uma  nova etapa na vida da pesquisadora, nas observações de outros pesquisadores , no fortalecimento dos laços afetivos da equipe e de todos os participantes. 

Naquele momento os planos visíveis e invisíveis se encontraram. Parecia que o ar estava impregnado pela melodia inconfundível do violão de Siqueira (dentista colaborador da Tenda , que partiu para outras dimensões da existência), tocando a música de Almir Sater que diz: “Ando devagar porque já tive pressa e trago esse sorriso porque já chorei demais…”[…] “Cada um de nós compõe a sua história
Cada ser em si carrega o dom de ser capaz e ser feliz”

Foi desse modo leve e intenso que a produção acadêmica retornou à Unidade de Saúde de onde partiu , cresceu, reverberou, contagiou, transmutou , mutiplicou-se , produzindo frutos e sementes que germinam em outros territórios brasileiros.

Parabéns à Jacqueline ea Equipe dessa riqueza que é a Tenda do Conto.

Rejane  Guedes, fã da Tenda do Conto.