Campo Alegre- AL, recebe mudas” Crotalária” da Prefeitura Municipal para Combater o Mosquito da Dengue

3 votos

 

fonte:www.campoalegre.al.gov.br

O Combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zica e Chikungunya, continua tendo atenção especial em Campo Alegre. Mais uma das muitas ações no combate à Dengue será colocada em prática onde o município já recebeu sementes e mudas da Crotalária – planta que combate o mosquito.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Meio ambiente Leonardo Monteiro, serão distribuídas 5.000 mudas da planta no município, além da distribuição de sementes. O secretário destacou ainda que as mudas estão sendo preparadas para em breve serem distribuídas e plantadas no município.

A crotalária leva cerca de dois meses para crescer e pode ser plantada em qualquer quintal. As primeiras flores aparecem em até seis meses e na fase adulta, ela pode chegar a 3 metros de altura. A planta atua como mais uma arma no combate à dengue. Isso porque as flores atraem libélulas, que são predadoras naturais do mosquito transmissor da doença.



A CROTALÁRIA

A planta é um inimigo natural, ela atrai a Libélula, que põe seus ovos em água parada e limpa, da mesma maneira que o Aedes. Os ovos nascem, viram larvas e essas larvas se alimentam de outras larvas, inclusive do mosquito transmissor da Dengue. Além de tudo isso, a Libélula adulta se alimenta de pequenos insetos e o Aedes Aegypti é um dos seus pratos preferidos.