Zika: Aula de abertura de especialização do Icict abordará Comunicação e Informação

6 votos
O Curso de Especialização em Comunicação e Saúde oferecido pelo Icict/Fiocruz dá início a suas atividades em 10 de março, com a aula de abertura “Comunicação e Informação em tempos de zika”. O encontro será uma exposição aberta ao público com o objetivo de analisar aspectos relacionados à cobertura, produção de informação e circulação de notícias sobre a epidemia de zika, tanto no contexto da grande mídia, quanto da comunicação pública.
 
Como parte integrante da disciplina Seminários Avançados em Comunicação e Saúde Coletiva, a aula foi idealizada para marcar o início da edição 2016 do Curso de Especialização em Comunicação e Saúde, reafirmando sua premissa de contribuir para a consolidação do campo da Comunicação e Saúde e seu aspecto interdisciplinar.
 
A aula de abertura contará com expositores convidados para colaborar com o debate: Luis Castiel, professor e pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Serio Arouca (Ensp/Fiocruz);  Inesita Soares de Araujo, professora do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) e pesquisadora do Observatório Saúde na Mídia do Laboratório de Comunicação e Saúde (Laces) do Icict/Fiocruz, ao lado de Raquel Aguiar, coordenadora de comunicação do Instituto Oswaldo Cruz e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS); e Guilherme Franco Netto, da Vice-presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz) e especialista da Fiocruz em Saúde, Ambiente e Sustentabilidade.
 
O Curso de Especialização em Comunicação e Saúde visa formar especialistas no campo, na perspectiva da garantia do direito universal à saúde e pelo fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), abordando temas associados ao planejamento, ao desenvolvimento e à avaliação de políticas e práticas institucionais de comunicação na saúde. A edição 2016 do curso tem coordenação de Janine Cardoso e Igor Sacramento, pesquisadores do Laces/Icict/Fiocruz.
 
A aula de abertura será oferecida não apenas aos alunos do curso de especialização, mas a todo o público interessado, e acontece das 9h às 12h30, no Salão de Leitura da Biblioteca de Manguinhos, no campus Fiocruz. É necessário se inscrever pelo site http://eventos.icict.fiocruz.br