a medicalização e suas interfaces ético-políticas serão discutidas em pré-congresso

4 votos

Local: Instituto Sedes Sapientiae

Considerando a importância da temática da Medicalização e suas interfaces com várias áreas da Psicologia, tais como Educação, Saúde, Serviço Social, Álcool e Drogas, Direitos da Criança e do Adolescente, dentre outras, psicólogos que compõem o Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade e o Núcleo Metropolitano do Fórum sobre Medicalização da Educação e a Sociedade vem propor a realização de um Evento Preparatório Livre e Pré-Congresso Livre como parte das atividades de construção de teses e indicação de Delegados ao Congresso Regional de Psicologia de São Paulo para o 9. Congresso Nacional de Psicologia Psicologia no Cotidiano: Por uma Sociedade mais democrática e igualitária.

A discussão abrangerá as questões ético-políticas que se apresentam aos psicólogos que atuam em instituições sociais nas mais diversas áreas, destacando o processo de medicalização e apresentando propostas de enfrentamento às ações medicalizantes presentes na sociedade de maneira geral e nos setores de Educação, Saúde, Serviço Social e Direitos da Criança e do Adolescente, em particular, bem como construindo teses para o avanço de questões para a profissão contempladas nos três Eixos Temáticos.

Vale lembrar que a construção de teses que levem o tema da medicalização ao Congresso é de responsabilidade de todos que acompanham e corroboram com as propostas do Fórum, independente de suas especialidades, mas a indicação de delegados é restrita aos psicólogos. Contamos com a colaboração de todos.

As inscrições online podem ser realizadas até o dia 18 de março de 2016

https://docs.google.com/forms/d/1USkLSQhwq_7bxpoQVQRgv7CXFbrFlmuLMRB04_UTBB8/viewform?c=0&w=1

 

 

PROGRAMAÇÃO:

9h00 às 9h30

Credenciamento


   
 

9h30 às 10h30

Mesa Redonda: “Medicalização e suas interfaces com a Sociedade”

Palestrantes:

Beatriz de Paula Souza – GIQE – Grupo Interinstitucional Queixa Escolar /  Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar, Universidade de São Paulo

Representante do CAPSi São Miguel Paulista, Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.

 

Coordenação da mesa:

Jaqueline Kalmus – Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade / Escola de Artes, Ciências e Humanas, Universidade de São Paulo


10h30 às 13h15

Debate, formulação de propostas e apreciação de teses


13h15 às 13h45

Eleição de delegadas(os) para o COREP da 6ª Região – IX COREP;

Indicação de delegadas(os) suplentes para o COREP da 6ª Região – IX COREP


 

13h45 às 14h00

Encerramento