Semana Saúde na Escola Todos contra o Aedes, agita a região do Médio Vale do Itajaí Ascurra, Apiúna, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Rio dos Cedros e Rodeio SC

3 votos

A Semana Saúde na escola de 2016 no médio vale teve como foco o combate a proliferação do mosquito Aedes aeghypti.

Muito municípios se mobilizaram com força e criatividade, num esforço coletivo de não só levar informações aos estudantes como também promover um empoderamento da comunidade em geral na prevenção de doenças transmitidas pelo mosquito.

Em Ascurra SC a enfermeira Marlene K da Silva informa que a atividade envolveu 3 escolas do município, atingindo 582 estudantes de várias faixas etárias. Duas equipes de atenção básica, incluindo NASF e também  a Vigilância Epidemiológica atuaram nas escolas de diversas formas: Apresentação em power point informativo, teatro e distribuição de folders, até o mosquitão apareceu para ajudar!

        

 

 

No município de Apiúna SC foi realizado varias atividades na semana de 7 a 11 de Março em todas as escolas e creches, envolvendo mais de 870 crianças, professores, diretores e vigilância epidemiológica. Algumas escolas trabalharam com alunos fora de sala de aula orientando e mostrando como devemos proceder para evitarmos que o mosquito aedes aegypti se reproduza. As crianças envolvidas com o tema acabaram envolvendo pais e vizinhos, levando o conhecimento além da escola.

Algumas ações desenvolvidas.

·         Slides informativo sobre doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti e formas de combatê-lo;

·         Confecção e exposição de cartazes com frases referentes ao tema abordado;

·         Confecção de máscaras do mosquito Aedes Aegypti;

·         Jogo dos sete erros;

·         Caça palavras;

·         Desenhos animados;

·         Passeio nos arredores da escola em busca de possíveis criadouros;

Em Benedito Novo SC a ação da SEMANA SAÚDE NA ESCOLA 2016 “Comunidade Escolar Mobilizada contra o Aedes Aegypti” incluiu 22 escolas do município , incluindo também as de responsabilidade da gestão estadual, mobilizando 400 estudantes. As 4 equipes desaúde, incluindo o NASF se envolveram nas atividades.
Foram realizadas Palestras nas escolas, teatros, teatro de fantoches, distribuição de folders, apresentação de vídeos.
 
 
 
 
 
 
O município de Doutor Pedrinho também esteve mobilizado com esta ação em 4 escolas, envolvendo a equipe da saúde e da educação municipal e seus 250 alunos.
Foi ressaltada a importância do cuidados com esgotos, limpeza da casa e arredores
Foram feitas maquetes visando visualização dos principais pontos a serem vistos e cuidados;
A questão do lixo, manejo e  do conscientizar comunidade sobre cuidados com lixo também foi abordada;
E havia um agente mirim ajudando e entrevistando a comunidade
 
Em Rio dos Cedros SC 3 escolas participaram com 300 alunos mobilizados e 2 equipes de saúde do município.

Durante o mês de fevereiro foram realizadas Ações Educativas preparadas pela Vigilância Epidemiológica com a Supervisão da Enfermeira Rafaela Petermann com o tema: Prevenção do Mosquito da Dengue.

Foram realizadas rodas de conversa personalizadas conforme a idade dos alunos com diversas atividades lúdicas (filme ilustrativo, desenhos para pintar e brincadeiras de caça ao mosquito).

  

  

  

Em Rodeio foram 3 escolas envolvidas com 142 alunos numa parceria secretaria de educação e saúde.

De acordo com tema preconizado pela Semana de Saúde na Escola 2016 “Comunidade Escolar Mobilizada contra o Aedes Aegypti” a Estratégia de Saúde da Família Terzilio Tomelin de Rodeio – SC realizou nos dias 09 de março de 2016 e 11 de março de 2016 ações educativas em Escolas e Creches da sua área de abrangência e teve como motivação o acesso dos estudantes às informações necessárias no combate ao mosquito e à adoção de práticas sanitárias e saudáveis evitando os focos do vetor. Agentes comunitários de Saúde (ACS) e a enfermeira da UBS aplicaram perguntas, cruzadinhas, caça palavras, labirintos, desenhos para colorir, brincaram de detetive, passaram vídeo educacional sobre o mosquito Aedes aegypti com as manifestações clínicas da doença e instruindo sobre o dia da faxina na sua residência e arredores de sua casa, comunidade e ambiente escolar, além da presença do personagem Aedes aegypti nas ações, entrega de mosquitos confeccionados em EVA, folders com check list dos dias da faxina contra os focos do vetor, deixando os alunos a vontade para perguntas e questionamentos. “Posso dizer que este mutirão de ações de educação em saúde na Semana de Saúde na Escola foi de grande importância às nossas Escolas públicas, a criatividade e as ações coletivas junto às ACS tem papel fundamental na promoção da saúde, na construção de ambientes saudáveis visando a melhoria da qualidade de vida e a proteção à saúde humana; defino que este é sempre um avanço, um passo a frente para darmos continuidade à Educação Permanente aos estudantes e educadores, sinto-me com dever cumprido junto com minha equipe de Estratégia de Saúde da Família” relato Enfermeira Pollyana Carina Cattoni.