PNH promove formação para os trabalhadores de saúde no RJ

17 votos

Formar trabalhadores da saúde como multiplicadores da Política Nacional de Humanização. E que eles sejam  capazes de articular redes de participação e intervenção em saúde. Com este objetivo começa na próxima quinta-feira, 04 de março, o curso de formação para os trabalhadores da secretaria estadual de saúde no Rio de Janeiro.

O projeto acontecerá em duas etapas. Na primeira, haverá capacitação de 60 trabalhadores de nível central como  “tutores” do curso, pois eles serão responsáveis por acompanhar os projetos de intervenção nos municípios. A proposta é que se formem equipes de apoio, integrando as experiências dos técnicos das áreas de atenção básica, educação em saúde e gestão participativa, humanização, ouvidoria, auditoria, vigilância sanitária, saúde do trabalhador e gestão do trabalho entre outros.

A formação dos 300 trabalhadores da atenção básica dos municípios acontecerá na segunda etapa, quando as regionais do estado serão divididas em seis: 1) Norte e Noroeste; 2) Serrana e Centro-Sul; 3) Médio Paraíba e Baía da Ilha Grande; 4) Metropolitana II e Baixada Litorânea; 5) Metropolitana I (Baixada Fluminense) e 6) Rio de Janeiro. Essa segunda etapa começará em abril e  terá duração de quatro encontros, nos quais serão abordadas as orientações da PNH quanto à Clínica Ampliada, Acolhimento com Classificação de Risco, Cogestão e  Saúde e trabalho.

 

“Espera-se que o curso leve a PNH até o interior do estado e forme multiplicadores que construam e implementem na Atenção Básica os  planos de intervenção”,  afirma a consultora da PNH Carla Guedes, à frente do trabalho.  Os participantes da formação estão sendo selecionados pela Secretaria Estadual de Saúde.