Direitos das Crianças e Adolescentes em Análise

7 votos

 

 

Este livro apresenta resultados de pesquisas documentais e históricas, analisando as práticas do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no Brasil, na Nova República, de 1990 a 2003, face aos direitos de crianças e adolescentes.

O presente estudo foi financiado pela FAPESP e traz contribuições para diversas áreas, sendo uma referência transdisciplinar para os interessados em direitos de crianças e adolescentes.

As pesquisas documentais e, sobretudo, com relatórios das agências multilaterais são raras, em especial, nas Psicologias e nas ciências humanas e sociais, no Brasil, o que assinala para a relevância deste livro no presente.

AUTOR(ES)

FLÁVIA CRISTINA SILVEIRA LEMOS
Doutora em História Cultural, Mestre em Psicologia Social e Psicóloga formada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Professora Adjunta IV de Psicologia Social, Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Pará – UFPA. Bolsista de produtividade em pesquisa CNPQPQ2. Coordenadora do Grupo Psicologia Social e Política: Transversalizando Filosofia, História e Educação. Integrante do GT ANPEPP Subjetividade, Conhecimento e Práticas Sociais. Associada às entidades ABRAPSO, ABRAPEE e ABEP. Autora de livros, capítulos e artigos. Contato: [email protected]

SUMÁRIO

Capítulo I – TECENDO A TRAMA HISTÓRICA DA PESQUISA

Capítulo II – A ATUALIDADE E SEUS PARADOXOS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Capítulo III – DO GOVERNO DOS CORPOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Capítulo IV – DAS PRÁTICAS DO UNICEF NO BRASIL: UMA GENEALOGIA HISTÓRICA

Capítulo V – UNICEF E SUAS PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO, NO LAZER, NAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS E NA ARTICULAÇÃO POLÍTICA

CONCLUSÕES PROVISÓRIAS

REFERÊNCIAS

 

 

Leia na Biblioteca Virtual : https://www.jurua.com.br/bv/conteudo.asp?id=24569