Rede de Atenção e Doenças Crônicas.

9 votos

O que é Rede de Atenção a Saúde? 

É A ORGANIZAÇÃO HORIZONTAL DE SERVIÇOS DE SAÚDE, COM O CENTRO DE COMUNICAÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE, QUE PERMITE PRESTAR UMA ASSISTÊNCIA CONTÍNUA A DETERMINADA POPULAÇÃO E QUE SE RESPONSABILIZA PELOS RESULTADOS SANITÁRIOS E ECONÔMICOS RELATIVOS A ESSA POPULAÇÃO. (Mendes) 

RESULTADOS DA IMPLANTAÇÃO DE REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE NO DIABETES 

  • ·         Redução de 50% nas amputações de extremidades;
  • ·         Redução de 40% nos dias perdidos de trabalho;
  • ·         Redução de 60% nas cegueiras por retinopatias;
  •          Redução de 50% das doenças renais graves.

​O que é o Modelo de Atenção Crônica?

O Modelo de Atenção Crônica, tradução literal de Chronic Care Model (CCM), foi desenvolvido pela equipe do MacColl Institute for Healthcare Innovation, nos Estados Unidos, a partir de uma ampla revisão da literatura internacional sobre a gestão das condições crônicas. Esse modelo compõe-se de seis elementos, subdivididos em dois grandes campos: o sistema de atenção à saúde e a comunidade. No sistema de atenção à saúde, as mudanças devem ser feitas na organização da atenção à saúde, no desenho do sistema de prestação de serviços, no suporte às decisões, nos sistemas de informação clínica e no autocuidado apoiado.

        Na comunidade, as mudanças estão centradas na articulação dos serviços de saúde com os recursos da comunidade. Esses seis elementos apresentam inter-relações que permitem desenvolver pessoas usuárias informadas e ativas e equipe de saúde preparada e proativa para produzir melhores resultados sanitários e funcionais para a população. 

Os resultados da aplicação do modelo de atenção crônica se fizeram sentir rapidamente. Pesquisa avaliativas, utilizando casos controle, obtiveram os seguintes resultados:

  • Numa amostra de 8.030 portadores de diabetes, a hemoglobina glicada caiu de 9,0% em março de 1999 a 8,0% em julho de 2001;
  • Numa amostra de 1.200 portadores de asma, a porcentagem de usuários com asma persistente recebendo medicação apropriada com adesão á medicação anti-inflamatória aumentou de 10% para 70% em, apenas, dez meses de introdução do novo modelo. 

Atualmente, por experiência própria, o atendimento aos asmáticos funciona muito bem. Faço acompanhamento anual a mais de 9 anos no SUS e nunca tive nenhum problema. O acompanhamento é efetivo e é essencial para o controle da doença.