Alagoas elaborará o I Plano Estadual da Humanização da Saúde de Alagoas

14 votos

A  Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas  através da  Cãmara Técnica de Humanização do SUS de Alagoas estão elaborando o I Plano Estadual da Humanização da Saúde de Alagoas, a iniciativa surgiu da deliberação do IV Seminário Estadual da Humanização da saúde realizado em setembro de 2015.

Este plano   se constituirá num marco histórico para PNH em Alagoas, haja vista ele será construído de forma coletiva com a participação de gestores e técnicos das 10 Regiões de Saúde de Alagoas, Universidades Federal e Estadual, Conselho Estadual de Saúde e COSEMS, além de técnicos das Secretarias Estadual e Municipais. O referido plano vigorará pelo quadirênnio 2016-2019, e será colocado, após sua conclusão, em consulta pública no site da SESAU.

O Plano será construído em 05 oficinas,  comtemplando as 10 regiões de saúde e contará com colaboração de Apoiadores da PNH de Alagoas que utilizarão o PMAQ – Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da  Atenção Básica  como indicador para conseguirmos fazer a correlação entre as metas do PMAQ e as Diretrizes e Dispositivos da PNH como estratégia para alcance das metas dos municípios.

O processo de sensibilização dos gestores está sendo a apresentação e convite para o Plano nas reuniões da CIR – Comissão Intergestora regional, onde os Secretários Municipais de Saúde se reunem mensalmente. A receptividade tem sido muito boa.

Compõem o grupo condutor do referido plano apoiadores da PNH das instituições: SESAU, UNCISAL, SMS Maceió, Arapiraca, Marechal deodoro e Viçosa.

Alagoas avançando em busca de uma saúde humanizada e inclusiva.