O MUNDO ALÉM DAS PRATELEIRAS

8 votos

 
     Assistência farmacêutica para a maioria da população se caracteriza pelo fato de ter o medicamento disponível ou ter acesso a um tratamento, não se imagina que por trás daquele medicamento existe um mundo de interesses econômicos e sanitários e que interferem diretamente na nossa saúde (não só de quem faz uso de algum medicamento). 
   O campo da assistência farmacêutica é pouco explorado até mesmo em âmbito acadêmico, o foco está no serviço e atenção. Assistência e atenção possuem significados distintos esta área: a assistência está voltada para qualidade de vida e não tão somente para o lucro, enquanto a atenção se caracteriza pela clínica individualizada, os impactos econômicos a atenção farmacêutica individual.
 A assistência tem muita dificuldade para ser incluída nos planos dos gestores, por se tratar de macro interesses envolvendo conflitos éticos e morais, tornando o acesso mais importante que o cuidado.
    Despertar o interesse da população, destacando a importância da assistência é o desafio para priorizar a qualidade de vida e não o lucro, conscientizando a população que saúde não se trata de mercadoria e ter acesso a um medicamento na prateleira da farmácia não é sinônimo de proteção e cuidado.