Eutanásia em cães com leishmaniose é a melhor opção?

3 votos
Artigo questiona, com argumentos jurídicos e científicos, a eutanásia em cães com leishmaniose
 
Um artigo polêmico questionando a eutanásia em cães com leishmaniose visceral foi lançado pelo pesquisador do Icict/Fiocruz, Carlos Saldanha, juntamente com Érica Gaspar Silva, da Uerj, e Rodrigo Vilani, da UniRio – “O uso de um instrumento de política de saúde pública controverso: a eutanásia de cães contaminados por leishmaniose no Brasil”. Nele, os pesquisadores levantam questionamentos, tomando por base “evidências científicas atuais e análises do ordenamento jurídico brasileiro, realizadas a partir do princípio da precaução e do reconhecimento dos animais como seres sencientes”.
 
Na matéria, os autores questionam a atuação da Secretaria de Vigilância Sanitária em relação ao problema e, demonstram por meio de argumentos jurídicos e científicos, o equívoco das ações governamentais que desconsideram medidas preventivas, como saneamento, combate ao mosquito transmissor e programas de educação e conscientização ambiental. Depoimentos de médicos veterinários corroboram a tese defendida pelos pesquisadores. 
 
Leia a matéria na íntegra, conheça o artigo e assista o documentário “Leishmaniose visceral – conhecer para controlar”, da VideoSaúde Distribuidora, clicando aqui