Saúde mental nos territórios: atividades da luta antimanicomial da Mooca/Aricanduva

9 votos

A Interlocução da Saúde Mental da Supervisão Técnica de Saúde (STS) Mooca/Aricanduva e a Comissão de Organização da Luta Antimanicomial, composta por trabalhadores/as dos serviços de saúde mental do território – CAPS AD Mooca, CAPS Adulto Aricanduva, CECCO Mooca e CAPSi – convidam a todos/as para participarem das atividades antimanicomiais e afirmar o compromisso ético-político na defesa da saúde (mental), valorizando as relações democráticas não hierarquizadas que reconhecem a importância tanto dos conhecimentos técnicos como dos conhecimentos práticos, e a necessidade do dialogismo entre eles para garantir a participação do cidadão na construção de sua saúde.

 

Na manhã da terça-feira (17/05/2016), no Clube Escola da Mooca (Rua Taquari, 549), a partir das 09h00, haverá partida de futebol maluco e oficina de música, cartazes e dança circular, na intenção de coletivizar e fortalecer as relações de vínculo no esporte, na música, na escrita e na dança. Os trabalhos produzidos durante a oficina serão utilizados no Ato Nacional da Luta Antimanicomial programado para o dia 18/05/2016, às 13h00 no MASP (Av. Paulista, 1578), como dispositivos de sensibilização para a luta antimanicomial.

 

E na sexta-feira (20/05/2016) a programação é mais intensa, porque conta com um debate político sobre o SUS e a Saúde Mental, que será iniciado às 09h30 com a exibição do documentário “Horinzontal(mente)”, que fala sobre as relações que foram construídas no CAPS Aricanduva por mais de cinco anos e por especificidade do momento que se vivia naquele serviço de saúde mental as equipes foram substituídas por outra. Em seguida, roda de debates entre usuários dos CAPS, que será mediada e protagonizada pelas pessoas que usam os serviços de saúde mental da Mooca/Aricanduva. No final, debate sobre a conjuntura da saúde mental no SUS.

As atividades são abertas e gratuitas para o público em geral!!!