Nise: O Coração da Loucura e o Preconceito: porque ainda Lutamos no dia 18 de Maio?

9 votos

Hoje 18 de Maio se comemora o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, abri minha rede social e  encontrei uma postagem  que me fez lembrar porque ainda Lutamos, hoje e todos os outros dias:

“Eis que esse grupo maravilhoso se desloca até o Garten Shopping em (Joinville-SC) para assistir Nise – O coração da loucura. E pasmem foi barrado por seguranças. Não puderam entrar até que alguém se dispusesse a ASSINAR UM TERMO DE RESPONSABILIDADE. Se responsabilizando se algum tipo de vandalismo acontecer no cinema. O termo já vem pronto com muitas cláusulas a serem acordadas, mas não se entrega nenhuma cópia. Enquanto isso as pessoas ficam expostas barradas na porta do shopping. ISSO É ABUSO DE PODER, PRECONCEITO. EU REPUDIO ISSO E VOCÊS?” (Sandra Lúcia Vitorino)

Curioso o fato de que Nise da Silveira se esforçou tanto para oferecer um tratamento humanizado ás pessoas que convivem com o sofrimento psíquico e este mesmo público é barrado ao tentar assistir um filme destinado a eles.

Precisamos continuar lutando para ter o direito de exercer os nossos direitos, isso é meio estranho mas infelizmente funciona assim na vida real. 

O ideal do movimento antimanicomial ultrapassa o “objetivo terapêutico, que consiste em oferecer tratamento digno aos chamados loucos, e estender a estas pessoas os direitos garantidos aos outros cidadãos”, deve trabalhar inclusive pela aceitação e inserção da loucura no território, (LOBOSQUE et al., 2007 p.35).

Referência

LOBOSQUE, Ana Marta et al. (Org.). Caderno Saúde Mental: A Reforma Psiquiátrica que Queremos. Por uma Clínica Antimanicomial. Belo Horizonte: Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais, 2007. 150 p.