Você conhece a Assistência Farmacêutica?

6 votos

 

 

 

A Assistência Farmacêutica (AF) nem sempre é incluída nos planos dos gestores, até porque nem todos conhecem o que está por trás da AF, e podem não saber sobre a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), Regulação, sobre os conflitos de interesses e conflitos éticos, ou sobre a Portaria Nº1.555 de 30 de julho de 2013 e muitos outros aspectos.

 

Muitas vezes a AF não é valorizada, é colocada apenas como um lugar para se pegar os medicamentos, não conta nem com o próprio farmacêutico ou um técnico em farmácia. Acaba se tornando um desafio para os gestores a sua plena atuação e da forma correta, como prevista na  Política Nacional de Assistência Famacêutica, onde a AF foi definida como:

“Um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da Saúde, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando o acesso e seu uso racional.”

 

Vocês sabem do que se trata a RENAME?

  •   é uma lista com medicamentos que devem atender às necessidade de saúde essenciais, prioritárias;
  •   é um material muito importante para as ações de assistência farmacêutica dentro do nosso sistema;
  •   ela foi criada com o intuito de promover o acesso aos medicamentos, e é claro, de forma segura e racional.

Vocês sabiam que o Ministério da Saúde, através da Portaria Nº 1.555 de 30 de julho de 2013, assegura medicamentos relacionados aos programas de de Hipertensão e Diabetes, Asma e Rinite, Saúde Mental, Saúde da Mulher, Alimentação e Nutrição e Combate ao Tabagismo?

 
  • Dispõe sobre as normas de financiamento e de execução do Componente Básico da Assistência Farmacêutica no âmbito do SUS   
  • essa proposta foi pactuada na CIT e CIB;
  • esses medicamentos fazem parte da Rename.

 

 

 

 

Brasil. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Assistência Farmacêutica no SUS / Conselho Nacional de Secretários de Saúde. – Brasília : CONASS, 2007