A ESTRUTURA NECESSÁRIA NA ATENÇÃO BÁSICA

5 votos

A ESTRUTURA NECESSÁRIA NA ATENÇÃO BÁSICA



       Para a realização da prática na atenção básica é necessária, entre outras condições, a garantia de uma infraestrutura apropriada com disponibilidade de equipamentos adequados, recursos humanos capacitados e de materiais e insumos suficientes à assistência prestada. A organização feita pelo serviço de saúde deve incluir as condições sociopolíticas, humanas que proporcionam a qualidade do trabalho, quanto para a execução e recebimento da  assistência. (PEDROSA , 2011)

Ocorre que as condições estruturais e físicas das unidades básicas de saúde  estão carecendo de análises criteriosas para a verificação de tais serviços, levando em consideração que há mais de trinta anos foram feitas as primeiras construções físicas e mobiliários que compõem o cenário das unidades de saúde pública. Essa discussão não pode ficar restrita aos profissionais ou estudiosos, mas,também aos usuários interessados. (Pedrosa, 2011)

A pouca estruturação dos serviços de saúde, em termos de recursos humanos e materiais, em uma perspectiva qualitativa e quantitativa, bem como de espaço físico adequado para acolher e atender aos usuarios. Mostra a falta de diversificados recursos que provoca uma queda na qualidade do atendimento.

PEDROSA, I. C. F; CORRÊA, A. C. O; MANDÚ, E. N. T; Influência da Infraestrutura de Cetros de Saúde nas prátias profissionais: percepções de enfermeiros. Ciênc. Cuidado e Saúde; volume 10. Cuiabá- Mato Grosso, 2011.