O papel do acolhimento dentro na humanização dos serviços de saúde

7 votos

O acolhimento nos serviços de saúde ultrapassa uma simples triagem ou recepção do usuário no sistema, ele está intimamente relacionado com a humanização, o acolhimento tem que está presente em todas as etapas do atendimento, a escuta qualificada é um dos fatores determinantes do acolhimento. Significa que o profissional de saúde irá olhar o usuário como um todo, analisando e compreendendo além das suas queixas que são chamadas de demanda no processo de acolhimento, essa demanda se transformará em oferta quanto representar um significado para o profissional. A transformação da demanda em oferta se constitui de um processo de escuta, tradução e interpretação, a partir da oferta que o serviço disponibilizar o usuário terá uma confirmação ou uma mudança de expectativa do que ele esperava daquele serviço. É importante pontuar que todo oprocesso de trabalho e de ações dos profissionais dentro do serviço vão definir o que será ofertado. 

A partir desta explanação espero contribuir um pouco para uma reflexão a cerca da importancia de um atendimento acolhedor e humanizado durante toda a passagem do usuário dentro do sistema de saúde. O que vemos hoje em dia no SUS é a oferta definindo a demanda, onde a tradução não é efetiva e o atendimento acaba se tornando modulada a partir do que o profissional ou o serviço tem a oferencer não a partir da pauta do usuário levando em consideração suas necessidades em saúde, a modulação da oferta depende da maneira como o profissional de saúde vai atender o usuário, se ele é resolutivo e humanizado o usuário tende a retornar mas se as suas necessidades são deixadas de lado e a medicação é prescrita rapidamente por exemplo, o usuário tende a não se sentir acolhido e ouvido no sistema. 

Isso me faz refletir sobre o acolhimento de populações marginalizadas como a população de rua, lgbt ou profissionais do sexo, a conscientização do profissonal para a garantia de acesso, qualidade e acolhimento durante todo o processo é de suma importancia, a educação continuada é uma ferramenta efetiva que pode contribuir nesse processo junto aos profissionais de saúde. 

Sigamos na luta por um SUS que dá certo!