Avaliação de Tecnologias e Inovação em Saúde no SUS: Desafios e Propostas para a Gestão

7 votos

O Instituto de Saúde de São Paulo disponibiliza para download o livro “Avaliação de Tecnologias e Inovação em Saúde no SUS:

Desafios e Propostas para a Gestão”. Um tema de interesse nacional, e cada vez mais presente nas agendas de gestores do sistema de saúde.

A institucionalização da Avaliação de Tecnologias de Saúde (ATS)  no País vem acontecendo desde 2006, e culminou com a criação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC).

Em 2008, o Ministério da Saúde lançou  a REBRATS – Rede Brasileirade ATS, que conta  com mais de oitenta instituições-membro. O trabalho se dá numa produção coletiva envolvendo 6 grupos de trabalho, que segue diretrizes metodológicas com cursos presenciais e a distância, incluindo  bancos de dados pesquisados por esses grupos.

“Em maio de 2015, o Instituto de Saúde realizou o seminário Avaliação de Tecnologias e Inovação em Saúde no SUS: Desafios e Propostas para a Gestão, com os objetivos de apresentar experiências em andamento nas áreas de ATS e inovação no SUS; ampliar o conhecimento sobre esses temas por meio de debates sobre conceitos e práticas; contribuir para o aprimoramento institucional e das redes das quais participa, de forma a fortalecer suas áreas de atuação quanto aos temas propostos; contribuir para o aprimoramento dos processos de gestão nas áreas de Avaliação de Tecnologias de Saúde e Inovação em Saúde no SUS, em particular no estado de São Paulo”

O documento busca  apoiar e orientar profissionais da pesquisa e da gestão que trabalham com avaliação de tecnologias e inovação em saúde no SUS, e traz falas importantes dos conferencistas do seminário realizado.

Confira: https://www.saude.sp.gov.br/resources/instituto-de-saude/homepage/temas-saude-coletiva/pdfs/ats_inova_saude_capa_miolo.pdf