Departamento de Atenção Especializada e Temática – DAET

8 votos

O DAET foi criado pelo Decreto 8065 de 07 de agosto de 2013 e tem como uma das finalidades  coordenar os processos de elaboração e avaliação da política nacional de:

  1. média e alta complexidade do SUS;
  2. saúde mental, álcool e outras drogas do SUS;
  3. saúde da pessoa idosa;
  4. saúde do homem;
  5. atenção às pessoas com doenças crônicas, incluindo a rede de atenção à pessoa com doença crônica; e prevenção e controle do câncer. 

Hoje falaremos um pouco sobre a saúde do idoso.

 O Brasil envelhece de forma rápida e intensa,  cerca de 11,8% da nossa populção são pessoas idosas. A expectativa de vida para homens é de 70,6 anos e mulheres é de 77,7 anos. E isso significa um grande avanço social que resulta nas melhorias das condições de vida, com amplo acesso aos serviços de saúde, avanço da tecnologia, aumento da escolaridade e da renda etc. 

Infelizmente no nosso país a transição demográfica ainda apresenta algumas desigualdes sociais no processo de envelhecimento. O perfil epidemiológico da população idosa é caracterizado por forte predominio das condições crônicas. 

Tendo em vista essas desigualdades, em 2006 a saúde reformulou a Politica Nacional de Saúde do Idoso que tem como diretrizes: envelhecimento ativo e saudável, atenção integral e integrada à saúde da pessoa idosa, estimulo às ações intersetoriais, além do fortalecimento do controle social, garantia de orçamento, incentivo a estudos e pesquisas dentre outras.

 

15 de junho é o dia reservado Mundialmente para o Combate à Violência contra a Pessoa Idosa.