Reflexões de uma visita ao SAMU

9 votos

Há duas semanas eu e alguns colegas tivemos a oportunidade de visitar a central de regulação do SAMU aqui do Distrito Federal e foi uma ótima experiência. Tivemos a chance de conversar com profissionais e observar a regulação acontecendo em ato, um trabalho que exige sensibilidade e sangue frio para tomar as decisões mais pertinentes em poucos segundos, que podem ser a diferença entre a vida e a morte de pessoas.

Eu gostaria de compartilhar com vocês algumas reflexões a respeito da gestão que pude fazer a partir dessa visita.

Percebi nessa visita que na gestão sempre há um espaço que permite a inovação, mesmo em um serviço com tantos protocolos.

Uma boa gestão não pode se ater ao que se tem como se não houvesse nada além daquilo. Uma boa gestão deve olhar para o que se tem e para o que se pode ter e se permitir inovar. Alguns exemplos disso que pudemos observar são: o programa SAMUZINHO, voltado para concientização nas escolas, que surgiu por conta da grande quantidade de trotes vindos de escolas; e a inserção de profissionais da saúde mental na equipe, justificada pelo grande número de chamados relativos a crises relacionadas a transtornos mentais. Eles poderiam simplesmente continuar encaminhando todos esses chamados para o Hospital São Vicente de Paulo, mas a gestão decidiu que seria melhor incrementar a equipe para tentar atender à crise e orientar a pessoa quanto à rede de atenção psicossocial, sendo assim, o SAMU, porta de entrada para a rede de saúde, já que do serviço especializado, a pessoa provavelmente será encaminhada para um acompanhamento na atenção básica.

Assim, pude ver, ainda, que uma boa gestão não pode olhar apenas para o próprio umbigo, deve olhar para a rede e pensarcomo pode ajudar o resto dos serviços e como pode ser ajudada por eles. Caso contrário, fica muito difícil assegurar a integralidade do cuidado. Por fim, uma boa gestão deve estar sempre atenta à demanda, que não será sempre a mesma, mas certamente mudará com o tempo, e adequar a sua oferta para melhor atender às necessidades da população.