Acolhimento: uma prática de todos os contextos do serviço

5 votos

O acolhimento é uma diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH), nas Unidades de Saúde deve ser entendido como uma postura ética e humanitária em todos os âmbitos dos serviços de saúde, de forma que não se restrinja a uma pessoa ou a um determinado local, mas um conjunto de medidas e ações diárias, sendo feito, o acolhimento fortalece a relação de confiança do usuário para com os profissionais, ações e serviços através da solidariedade e o compromisso com os indivíduos que estão à procura de atendimento, dando a eles a oportunidade de escuta.

 

 

A classificação de risco é feita na triagem, se trata um forma de concretizar a equidade, vejamos, a classificação permite que o usuário que tem maior necessidade (emergência) seja atendido antes do não urgente, por mais que não esteja na fila a muito tempo. Na triagem feita pelo profissional da saúde treinado para iniciar a classificação computadorizada ou não, à partir das informações dadas pelo usuário.

 

Todos são atendidos, mas há atenção ao grau de sofrimento físico e psíquico dos usuários e agilidade no atendimento a partir dessa análise.

 

Para que possam entender um pouco melhor a classificação, adicionei um quadro explicativo:

 

Gostaram?