Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde – UnB

7 votos

A Disciplina de Gestão Sistemas e Serviços de Saúde do Departamento de Saúde Coletvia da Universidade de Brasilia – UnB, deu aos estudantes uma ótima oportunidade de amadurecimento no que diz respeito aos assuntos do Sistema Único de Saúde, não só como uma disciplina comum que entrega informações aos estudantes, essa disciplina nos deu a oportunidade de trocar experiencias e opiniões dentro de uma rede social que integra pessoas que acreditam no SUS que dá certo, trocando impressões que fortalessem uma corrente em pról da saúde pública de qualidade. 

Exercícios que nos fazem refletir como futuros sanitaristas são de suma importância para nossa formação. Nesses três meses de aula podemos relembrar conteúdos e aprender ainda mais, reforçando a importancia da atenção básica como ordenadora do cuidado dentro de uma rede de atenção à saúde que integra todos o ciclo de vida de seus usuários, passando pela gestão da clinica, da atenção hospitalar e especializada, assim como as urgencias e emergencias. Refletindo sobre o perfil epidemiológico e social das populações, buscando alternativas para o dilema das doenças crônicas e agudas no SUS e do grande problema da serialização da demanda. Enfim, foram muitas trocas e aprendizados, o SUS é muito grande e para todos, é gratificante poder aprender mais e atuar junto a ele. 

Essas são algumas das minhas impressões sobre a experiencia na rede com a disciplina de GSSS. Gratidão aos professos envolvidos e a todos que trocaram experiencias dentro da rede.