Francês, criador do SAMU, ao visitar Montes Claros “Eu vi o SAMU mais avançado do mundo”

5 votos

A notícia é de 2009 mas é motivo de orgulho.

O SAMU Service d’Aide Médicale d’Urgence, foi idealizado em 1986 na França e é considerado o melhor do mundo. Esse modelo serviu de inspiração para o nosso SAMU Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Aqui no Brasil foi muito bem aceito e é um dos serviços mais bem avaliados do SUS, uma grande conquista.

Em 2009 um dos idealizadores do SAMU Francês, visitou O SAMU Macrorregional do Norte de Minas, que engloba 86 municípios entorno de Montes Claros, que é quem regula o sistema.

O médico Francês Miguel Martinez Almoyna, um dos responsáveis pela criação do Sistema em Paris, afirmou que o SAMU Francês tem muito o que aprender com o nosso SAMU; afirmou em suas palavras “eu vi o SAMU mais avançado do mundo” e “gostaria de levar essa experiência para o meu país”. Não é gratificante ouvir isso? É a confirmação que o nosso SUS está construído em bases sólidas que ao serem efetivados trazem bons resultados.

Experiência no Distrito Federal.

Eu, mais alguns acadêmicos visitamos a Central de Regulação do SAMU do DF, e deu para ver de perto e é de brilhar os olhos. O Sistema tem uma organização fantástica, todo regulado e com protocolos. Na central de regulação há atendimento inicial por telefone para saber se o paciente pode ser auxiliado por telefone ou se é necessário o envio de ambulância. Caso seja necessário, a equipe tem acesso real ao GPS das equipes e sabem onde estão, se estão em atendimento e mais, sabem quais serviços de saúde estão com leitos e profissionais médicos especialistas de acordo com a necessidade de saúde do paciente.

O Sistema funciona bem e tem recursos suficientes para atender bem a população, entretanto, há uma queixa de que aumentar o número de profissionais traria mais benefícios para o SAMU e a comunidade.

Assim, foi gratificante ver que o sistema funciona, tem uma ótima organização e salva muitas vidas.

Quer ler a matéria completa? Está incrível: https://www.sivac.com.br/noticias/sudeste/100561-medico-frances-criador-do-samu-aprova-sistema-de-emergencia-mineiro.html