Atendimento Humanizado – Relação Médico Paciente

5 votos

 

O atendimento humanizado deve ser realizado desde o profissional que recebe o usuário no serviço ao profissional que faz a consulta e/ou procedimento. Esse processo de interação é substancial para a prática da clínica em suas dimensões humanista, ética, técnica e estética.

A construção de vínculos entre o usuário e o serviço de saúde faz parte dos princípios da Atenção Básica, essa relação médico-paciente tem o intuito de aprimorar o atendimento de saúde oferecido na medida em que proporciona ao profissional a oportunidade fazer uma anamnese profunda facilitando a identificação dos problemas de saúde do paciente e suas origens; promove o empoderamento do paciente sobre suas questões de saúde o que influencia na adesão e continuidade dos tratamentos, além de possibilitar opções de tratamento;  também diminui a incidência de erros médicos .

Entretanto o atendimento humanizado ainda não é realizado por todos os profissionais de saúde da rede e ainda é comum encontrar casos em que o usuário não teve seu problema de saúde resolvido porque o profissional não escutou atentamente suas queixas ou até mesmo passou uma ‘solução’ que não era viável para a realidade do paciente, tornando dessa forma o atendimento ineficiente. O serviço que é não apresenta efetividade desestimula os usuários a prosseguirem com o tratamento e até mesmo a procurar novamente o aquele serviço quando tiverem outros problemas de saúde.

É importante que o profissional atenda as especificidades de cada usuário, buscando sempre garantir um atendimento de qualidade, efetivo e em tempo oportuno. Com isso é possível compreender a importância do atendimento humanizado e a melhora que ele viabiliza para a saúde de cada usuário do serviço de saúde.