Assistência Farmacêutica

5 votos

A Assistência Farmacêutica é composta pelo conjunto de ações com vistas à promoção, proteção e recuperação da saúde, nos âmbitos individuais e coletivos, visando o medicamento como principal insumo e como objetivo o seu acesso e uso de forma racional. No Sus, os medicamentos que encontram-se disponíveis para a população podem ser consultados através da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais(Rename), Disponível em:< https://www.saude.pr.gov.br/arquivos/File/0DAF/RENAME2014ed2015.pdf >. Essa lista foi criada através do Decreto de nº 7.508/11, e pode ser consultada para saber se os insumos necessários são distribuídos pelo Sistema Único de Saúde.  

Para melhor organização, os medicamentos encontram-se distribuídos em 3 componentes, sendo eles: 

  • Componente Básico – Medicamentos e insumos que são utilizados na atenção primária e que o acesso é feito pelas Unidades Básicas de Saúde dos municípios onde habitam os usuários; 

  • Componente Estratégico – Composto pelos medicamentos para o tratamento de doenças que são problemas de saúde pública e estão contidos em Programas Estratégicos do Ministério da Saúde, baseados em protocolos e normas específicas, como por exemplo diabetes e hipertensão, 

  • Componente Especializado – Tem como objetivo principal a garantia da integralidade do tratamento feito por medicação, em todas as fases evolutivas das doenças contempladas, em nível ambulatorial. 

 

 

Assim, é importante organizar a dispensação de medicamentos, bem como auxiliar quanto ao seu uso correto, tendo em vista que são gastos mais de 40% do orçamento total da saúde com medicação. Vale ressaltar também que é fundamental que a avaliação de tecnologias deva estar atualizada, para evitar que equipamentos e medicações obsoletas continuem a ser comprados.

Fonte: Portal da Saúde.