CONVITE: Audiovisual e determinação social da saúde são temas de próximo seminário do Centro de Estudos do Icict/Fiocruz

5 votos

A determinação social da saúde é um conceito que teve grande importância na formação da epidemiologia social latino-americana e na história do movimento sanitário brasileiro. É entendido como uma perspectiva ampla do processo saúde-doença, a partir das mediações entre a realidade fragmentada e a totalidade social e não somente os fatores sociais isolados. No próximo dia 12 de julho, às 9h, essas relações serão discutidas pelo Centro de Estudos do Icict no seminário “O audiovisual como estratégia de comunicação: olhares sobre a determinação social da saúde”.

O evento marca o lançamento da série em DVD sobre Determinação Social da Saúde, realizado pela VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz/Icict em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS), com a cooperação do Departamento de Endemias/Ensp e do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz). O projeto teve como objetivo promover ações de comunicação em saúde para a promoção, prevenção e controle de doenças transmissíveis e não transmissíveis no âmbito de atuação da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. O trabalho gerado a partir da associação das condições socioeconômicas da população e dos temas negligenciados pela saúde resultou em três documentários sobre: esporotricose, tuberculose e violência no trânsito.

A roda de conversa contará com a participação da pesquisadora da Ensp/Fiocruz e consultora do projeto, Rosely Magalhães, da pesquisadora-moradora do Laboratório Territorial de Manguinhos da Fiocruz, Gleide Guimarães, e dos diretores dos filmes, Christian Jafas e Eduardo Thielen, que irão debater sobre as mediações que atuam entre conhecimento científico e o público e as potencialidades do audiovisual para falar sobre saúde. A abertura será realizada pelo diretor do Icict, Umberto Trigueiros, que é coordenador do projeto junto à SVS/MS.

Após o lançamento, os vídeos integrarão o catálogo do Selo Fiocruz Vídeo e estarão disponíveis na Editora Fiocruz e no Canal da VideoSaúde no Youtube.

Inscrições: eventos.icict.fiocruz.br