Fiocruz realiza seminário sobre a importância do audiovisual para promoção, prevenção e controle de doenças

5 votos

Evento acontece nesta segunda-feira, 12/7, às 9h, no auditório do Icict/Fiocruz, com inscrições gratuitas

Você sabia que a esporotricose, doença que dá nos gatos e pode passar para os humanos, já é considerada uma das maiores endemias na cidade do Rio de Janeiro? Ou que a tuberculose ainda tem altos índices de infecção no Brasil? Ou que o trânsito deixa mais de 150 mil sequelados definitivos por ano no Brasil? Ou que os motociclistas são o grupo mais vitimizado em acidentes de trânsito? E, você sabia, que tudo isto tem a ver com os Determinantes Sociais de Saúde?

Para discutir sobre o uso do audiovisual como instrumento de promoção, prevenção e controle de doenças, no próximo dia 12 de julho, às 9h, o Centro de Estudos do Icict/Fiocruz realizará o seminário “O audiovisual como estratégia de comunicação: olhares sobre a determinação social da saúde”. 

O evento marca o lançamento da série em DVD sobre Determinação Social da Saúde, realizado pela VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz/Icict em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS), com a cooperação do Departamento de Endemias/Ensp e do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz). O projeto teve como objetivo promover ações de comunicação em saúde para a promoção, prevenção e controle de doenças transmissíveis e não transmissíveis no âmbito de atuação da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. O trabalho gerado a partir da associação das condições socioeconômicas da população e dos temas negligenciados pela saúde resultou em três documentários sobre: esporotricose, tuberculose e violência no trânsito.

A roda de conversa contará com a participação da pesquisadora da Ensp/Fiocruz e consultora do projeto, Rosely Magalhães, da pesquisadora-moradora do Laboratório Territorial de Manguinhos da Fiocruz, Gleide Guimarães, e dos diretores dos filmes, Christian Jafas e Eduardo Thielen, que irão debater sobre as mediações que atuam entre conhecimento científico e o público e as potencialidades do audiovisual para falar sobre saúde. A abertura será realizada pelo diretor do Icict, Umberto Trigueiros, que é coordenador do projeto junto à SVS/MS. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas no link eventos.icict.fiocruz.br. Haverá emissão de certificado de participação. 

 

Para quem não puder vir, poderá assistir o evento por meio de transmissão ao vivo (mas, não receberá o certificado) pelo link http://webconf2.rnp.br/fiocruz_ccs

Após o lançamento, os vídeos integrarão o catálogo do Selo Fiocruz Vídeo e estarão disponíveis na Editora Fiocruz e no Canal da VideoSaúde no Youtube. Outras informações podem ser obtidas no site do Icict

Seminário do Centro de Estudos
O audiovisual como estratégia de comunicação: olhares sobre a determinação social
12 de julho, às 9h
Local: Auditório do Icict
Av. Brasil, 4365 – Pavilhão Haity Moussatché, Manguinhos, Rio de Janeiro
Inscrições: eventos.icict.fiocruz.br

Transmissão do evento: http://webconf2.rnp.br/fiocruz_ccs