Revista do Icict/Fiocruz resgata a história e destaca a importância do SUS na atualidade

6 votos

Em artigos, relatos de experiências, entrevistas, notas de conjuntura, resenhas e ensaios, Reciis debate o Sistema Único de Saúde

Nestes tempos em que a defesa do Sistema Único de Saúde – SUS se faz urgentemente necessária, a Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (Reciis) lança seu último número enfatizando a importância da a 8ª Conferência Nacional de Saúde (CNS), por tudo o que ela representa de mudança no enfoque dado à saúde pública no País, e o nascimento do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz).

A Reciis inaugura uma seção reservada a entrevistas especiais, e, nesta edição, o entrevistado é Jairnilson Paim, pesquisador e professor titular do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/Ufba), que fala sobre a atual conjuntura da saúde no país e das perspectivas para o futuro.

A Revista traz também duas notas de conjunturas – uma assinada por Débora Diniz e Luciana Brito, “Epidemia provocada pelo vírus Zika: informação e conhecimento” e outra “O cavalo de Troia: a história da frente única contra o SUS”, de Thiago Henrique Silva. Artigos como “Promoção ou prevenção? Análise das estratégias de comunicação do Ministério da Saúde no Brasil de 2006 a 2013”, assinado por Wagner Robson Manso de Vasconcelos e Mariella Silva de Oliveira-Costa, Ana Valéria Machado Mendonça, ou “Ciências da saúde na TV Brasileira”, de Vanessa Brasil de Carvalho e Luisa Massarani, dentre outros, são bem ilustrativos de como a comunicação é fundamental para promoção, prevenção e controle de doenças transmissíveis e não transmissíveis.

No tocante ao audiovisual na saúde, a revista traz o relato “Experiência sensível e sociabilidade no IPPMG: quando o cinema vai ao hospital”, de Tatiane Mendes, e a resenha feita por Mariana Maria Ribeiro Gomes da Silva, do documentário “Parir é natural”. Além disso, a revista traz também artigo de revisão e ensaio.

O periódico também expandiu sua presença nas redes sociais, propiciando mais acesso à informação e levando assuntos de interesse público abordados nesta edição para outros meios, como o teaser em vídeo da entrevista de Jairnilson Paim – https://www.youtube.com/watch?time_continue=30&v=wWn1Bw9gqUU – realizada para a edição, que está disponível no link acima.

Acesse a edição completa no site da Reciis

https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/issue/view/75