Convite Wiki Saúde – Oportunidade para construirmos coletivamente conhecimento em saúde

10 votos

Participar de projetos como a Rede HumanizaSUS e a Comunidade de Práticas te dá uma visão potente de como é necessário ocupar espaços na internet para fortalecer o Sistema Ùnico de Saúde. Dialogar com outros atores sobre práticas e políticas, compartilhar informações factuais (aquelas que estão acontecendo no dia a dia e que às vezes – ou muitas vezes – a grande mídia não dá muita bola), reconhecer outras práticas, aprender, construir novidades. Muitas iniciativas estão aí, nesse ciberespaSUS, possibilitando acesso à informação e à comunicação para milhões de brasileiros. São projetos grandes como RHS, CdP, e também blogs, grupos no facebook, fóruns de discussão, Zaps e Tweets.

E a Wikipedia.

Sim, a maior enciclopédia do muito, a mais acessada enciclopédia do mundo, a mais atualizada enciclopédia do mundo, e a mais dinâmica enciclopédia do mundo. Qualquer pesquisa em buscadores te trará, como um dos resultados, um artigo da Wikipédia.

Recentemente fui convidado pelo Grupo Wikimedia Brasileiro de Educação e Pesquisa (pelo amigo mineiro e já niteroiense Rodrigo Padula) para compor o projeto WIKI SAÚDE. Este projeto tem o objetivo de mobilizar coletivos, universidades, comunidades de solidariedade, frentes de trabalho, profissionais, pesquisadores e os diversos atores que compõe o Sistema Único de Saúde do Brasil, para explorar a Wikipedia como espaço de fortalecimento do controle social e participação popular a partir da qualificação e construção coletiva de conhecimento, com produção de artigos na wikipedia e melhoramentos dos que já existem (além da tradução de alguns artigos).

Ao usar a Wikipedia, pretende-se fortalecer a educação aberta e o conhecimento livre como estratégias de aprendizagem. E claro, fortalecer o SUS que encontramos no CIBERESPASUS.

Mas como se dá isso?

Inicialmente conversamos com representantes da RedeNutri. A proposta quer envolver os estudantes da nutrição e profissionais de saúde que trabalham com a temática da alimentação. Identificar termos que precisam ser criados, qualificar os que já estão publicados, traduzir para o português os que possuem mais qualidade em outros idiomas. É possível também estimular compartilhamento de imagens. Entre outras ações no universo Wikimedia.

Se você também tem interesse em participar desta construção coletiva de conhecimento em saúde, de promover ações mais focais, com oficina, maratonas de edição, entre outros; vamos conversando.

Aliás, conheça a página do projeto https://meta.wikimedia.org/wiki/BR-ER/Projects/Projeto_Sa%C3%BAde

Dúvidas, críticas, sugestões, interesse em pensar em algo… vamos construindo