Congresso Norte Nordeste de Atenção Domiciliar

7 votos

O cuidado em saúde no domicílio estará no centro do debate do I Congresso Norte Nordeste de Atenção Domiciliar, que será realizado em Teresina-Pi, no período de 25 a 27 de agosto, com o tema Atenção Domiciliar no SUS: avançando pelo Brasil, valorizando as peculiaridades locais.

A Atenção Domiciliar no âmbito do SUS foi incorporada desde 2011, entretanto conquistou uma maior importância e abrangência a partir da publicação da Portaria nº 963 de 27 de maio de 2013, que redefine a Atenção Domiciliar no âmbito do SUS e possibilita aos municípios com população menor que 40 mil habitantes pleitear a implantação de Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar.

O objetivo do congresso é ser um fórum de discussão e de troca de experiências exitosas sobre a atenção domiciliar nas regiões norte e nordeste, com a participação de profissionais com larga experiência nessa modalidade de atenção das regiões sul e sudeste do país para ampliar e enriquecer o debate sobre o tema, numa perspectiva de melhoria da atenção domiciliar nessas regiões.

De acordo com as informações  da gerente da Atenção Básica, Dília Falcão, o programa atende pessoas que apresentam restrições permanentes ou temporárias de locomoção com indicação de tratamento no domicílio, possibilitando a redução da permanência desnecessária dessas pessoas nos hospitais, e fortalecendo os vínculos familiares.

No Piauí, a Atenção Domiciliar está presente em 12 municípios (Barras, Bom Jesus, Canto do Buriti, Floriano, José de Freitas, Luis Correia, Piripiri, São João do Piaui, São Raimundo Nonato, Tamboril, Teresina e Valença), com uma equipe multiprofissional.

Durante o evento os representantes dos municípios terão consultoria individualizada com esclarecimentos sobre como aderir ao programa. O Congresso tem o apoio da Associação Piauiense de Municípios (APPM) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (COSEMS/PI).

Mais informações acessar o site: www.connad2016.com.br

Fontes de informação:

Portal da Saúde/SESAPI

Portal do COSEMS-PI