VideoSaúde disponibiliza série sobre determinação social no YouTube

5 votos

(Texto: Pâmela Liarena / VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz)

 

A nova série da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz, produzida em parceria com a Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde (SVS/MS), é formada pelos filmes “Esporotricose”, “Saúde em trânsito” e “Herança social”, que trazem para discussão a determinação social da saúde. A partir de agora, os três estão disponíveis na íntegra no YouTube, além de poderem ser adquiridos em DVD na Editora Fiocruz.

“Esporotricose”, de Eduardo Thielen, relata a maior epidemia já registrada desta doença que vem acontecendo no Rio de Janeiro. Pesquisadores, profissionais e pacientes falam sobre sintomas, diagnóstico, tratamento e epidemiologia da micose subcutânea mais comum no país e na América Latina.

 “Saúde em trânsito”, também de Eduardo Thielen, vem para discutir um assunto que não ganha muita atenção, porém, não deixa de ser a terceira maior causa de morte no mundo, perdendo apenas para doenças cardíacas e câncer. A violência no trânsito é um problema de saúde pública no Brasil e o documentário alerta e destaca a necessidade de se pensar em medidas preventivas integradas.

 “Herança social”, de Christian Jafas, traz imagens de ontem e hoje, revelando que quase nada mudou quanto às condições de vida dos moradores de lugares onde os direitos fundamentais do ser humano não chegam, o que só faz crescer os casos de tuberculose numa das principais capitais do país, o Rio de Janeiro. A produção reafirma que hereditária é a situação social e não a doença.

Assista e compartilhe a série, que integra o catálogo do Selo Fiocruz Vídeo. Contribua com a disseminação do conhecimento em saúde.

 

Serviço

Canal da VideoSaúde no YouTube: www.youtube.com/videosaudefio

Editora Fiocruz: Avenida Brasil, 4.365, Manguinhos – Prédio da Asfoc-SN – CEP 21045-900 – Rio de Janeiro/RJ – Telefax: (21) 2598-4231, ramal 219

Livraria Virtual da Editora Fiocruz: https://goo.gl/uTzlQ1