Dia do Nutricionista coletivo! 31 08 2016 especial no Médio Vale do Itajaí!

9 votos

Já estava previsto que seria um dia comemorativo… não só porque neste dia é comemorado o dia dos profissionais nutricionistas, mas porque estaríamos juntos: profissionais dos NASFs do Médio Vale do Itajaí para o Encontro Regional Alimentação e Nutrição na Atenção Básica. E não é que outros profissionais de outras regiões próximas também vieram participar? Ibirama, Ilhota, Luis Alves, Barra Velha.

https://redehumanizasus.net/95157-encontro-de-alimentacao-e-nutricao-na-atencao-basica-perspectivas-e-desafios-do-medio-vale-do-itajai-31-08-2016

Foi um verdadeira festa!

Apresentamos o Projeto Alimentação e Nutrição na Atenção Básica no Médio Vale do Itajaí, inicialmente desenhado por Geliandro Fidelis Ribeiro, Patrícia S C Silva e Rafela Doria, o mesmo já antecipadamente aprovado na Comissão Intergestora Regional (instância que reune os secretarios municipais de saúde da região). Como proposição principal a formação de um Grupo de Trabalho que construirá uma proposta de Organização de linha regional de cuidado em relação ao sobrepeso e obesidade dentro da Rede de Cuidados às Pessoas com Doenças Crônicas, a ser validada posteriormente pelo coletivo dos NASFs  e também pelos gestores.

Esta linha de cuidado busca estabelecer um pacto entre os diversos atores dos pontos de atendimento da Rede de Atenção à Saúde (RAS), estabelecendo fluxos de referência e contra referência para assistir o usuário com excesso de peso e obesidade no Sistema Único de Saúde (SUS) a fim de garantir o cuidado integral.

Diante do cenário atual, identificamos que não havia, até o momento, qualquer tipo de coletivo organizado na região que congregasse ações neste sentido.

O encontro possibilitou a troca de experiências, ao mesmo tempo que a consolidação destas ações e delineamento dos referidos fluxos. Outro aspecto a ser observado neste processo é a necessidade de ativarmos grupos e educação permanente para os profissionais da região, além de buscarmos estratégias que ampliem as ações já existentes.

Apresentamos então levantamento dos dados sobre NASFs e NEPSHUs da região, incluindo a presença dos profissionais nutricionistas nas equipes e a realização de ações relacionadas a alimentação e nutrição:

 

A Nutricionista Pietra Diehl Klein Coordenadora Técnica do Conselho Regional de Nutrição (CRN 10) realizou a fala sobre a Atuação do Nutricionista na Atenção Básica.

Após um importanet debate que não só apontou a necessidade de mais profissionais atuantes na região também tratamos de questões como a integração multiprofissional nos NASFs , bem como a imporyância do matriciamento como dispositivo de ativação de coletivos e ampliação das conexões internas da rede de atenção básica.

Historias de vida vieram à tona no grande grupo e que o que foi destacado em todas elas foram a importância do respeito ao usuários, suas vivências e saberes.

Em seguida, a Nutricionista Silvana Crippa, Coordenadora Estadual de Alimentação e Nutrição, apresentou a Situação de Alimentação e  Nutrição no Estado de Santa Catarina. A partir de todas as áreas que envolvem a Política Nacional, Silvana delineou o panorama de SC, enfocando detalhes de indicadores e estatísticas dos municípios da região. Retratou ainda alguns pontos da Rede de Atenção Estadual para a Linha de Cuidado de Sobrepeso e Obesidade ainda em construção.

Consideramos esta uma importante constribuição para iniciarmos os trabalhos no Médio Vale.

Em seguida Alessandra Monestel, Nutricionista do município de Itajaí apresentou sua experiência na Estratégia Amamenta Alimenta Brasil, importante para promover o aleitamento materno exclusivo até 6 meses e inserção de alimentação saúdável complementar para crianças de até 2 anos.

Atualmente o município é o unico do estado a ter 5 unidades de saúde cerificadas oficialmente par esta estratégia.

Há na região do Médio Vale iniciativas de trabalhos em Brusque, Timbó e Blumenau, porém ainda sem certificação oficial.

Foi destacado também o importante trabalho realizado pelo município de Benedito Novo na ação do Programa Saúde na Escola de suplementação de micronutrientes “NutriSUS” em creches para crianças de até 2 anos no município.

No painel de Experiências exitosas, diversas iniciativas super importantes envolvendo a alimentação e nutrição, numa perspectiva multiprofissional, com foco na prevenção de doenças e complicações.

Adelanta Scuissiatto e Ana Claudia Lima apresentaram Experiências Exitosas em Promoção de Saúde e Atividade Física no Município de Brusque.

Andressa Kefer Pinheiro discorreu sobre o Grupo de Reeducação Alimentar Infantil : Quem já comeu um Arco Íris? Experiência realizada no Ambulatório Geral do Garcia em Blumenau juntamente com a Fonoaudióloga Cristina Bastos Cortes e a Assistente Social Honorina Silva.

 

Rafaela Lopes Doria, Karline Favero, Themy Schimitt e Clodoaldo Schwarzer relataram a experiência Avaliação Antropométrica no Programa Saúde na Escola (PSE)

 

Andriele Vieira realizou Avaliação do Perfil Nutricional, hábitos alimentares e concepções de profissionais de saúde da Atenção Básica sobre Alimentação Saudável no Município de Brusque.

Geliandro Fideles Ribeiro apresentou a experi~encia dos grupos de educação alimentar na Atenção Básica “Alimente-se de saúde” em Pomerode .

Alimente se de saúde

Outros trabalhos foram apresentados sob a forma de exposição de banners.

 

 

 

 

Veja as fotos do evento: aqui

 

E, ao final, como seria nossa expectativa desde o princípio formamos um Grupo de Trabalho que irá dar continuidade aos encontros para segiir nesta construção:

Patrícia, Geliandro, Rafaela, Luize, Adriana, Andressa, Caroline, Roberta, Flávia, Cinthia, Itamara, Alexandra, Morgana, Paula Rosana Vanessa e Carolina.

E quem mais vier e quiser!

A proposta agora é estudar a legislação envolvida na rede de cuidado, realizar um diagnóstico da rede na região e … o futiro dirá.

O próximo encontro já está marcado para 28 09 2016.