Cartilha ‘Homens Gays e Bissexuais: Direitos, Saúde e Participação

7 votos

Já está disponível na versão digital a cartilha “Homens Gays e Bissexuais: Direitos, Saúde e Participação Social”, elaborada pelo Departamento de Apoio à Gestão Participativa da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (DAGEP/SGEP). O documento tem por objetivo destacar a importância da participação social na construção das políticas públicas, em especial da saúde, considerando as especificidades de homens gays e bissexuais, e se configura como um potente dispositivo de cidadania e de acolhimento desses usuários nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

A cartilha  aborda, em especial, as interfaces entre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem e a Política Nacional de Saúde Integral LGBT, e busca compartilhar informações e refletir sobre o que é ser homem gay ou bissexual, numa perspectiva de possibilitar uma maior visibilidade a este público, e sensibilizar gestores e profissionais de saúde para um acolhimento adequado à saúde desses cidadãos.

Um destaque da publicação é a inclusão de depoimentos de representantes dos segmentos de homens gays e bissexuais, sobre histórias de vida, de trabalho e de militância em defesa das pessoas LGBT.

“Todos são iguais perante a lei e têm direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da lei. Todos têm direito a igual proteção contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação.” (Declaração Universal dos Direitos Humanos dos Direito Humanos de 1948, arts. 3 e 7).

Saiba mais: https://goo.gl/7S9scX