A CHAVE

10 votos

A sabedoria abre portas e abre trilhas por onde a vida circula. O conhecimento é como um chaveiro, com muitas chaves. Cada chave serve para abrir uma porta. E cada porta é lugar de passagem, de entrada e saída.

Portas trancadas, portas travadas sugerem segurança (insegurança?), prevenção e medo, mas sugerem também bloqueios, cativeiros e isolamento.

Há sempre um lamento do outro lado da porta, um desejo de liberdade, um sonho de felicidade, um olhar que sonha com uma réstia de luz.

A chave que abre a porta não é a mesma chave que abre a mente. Existe a chave menor e existe a chave maior. A chave menor é utilitária e abre portas físicas, abre comportas e liga forças energéticas e materiais. A chave maior é uma chave de força da mente que potencializa a alma, que liga pontos imaginários, que não tem limites. A chave do conhecimento não é utilitária. Ela é fundamental para abrir fronteiras e porteiras, portas, janelas e transpor barreiras do ilimitado NÓS.

O mundo tem muitas portas, com  trancas que não se abrem facilmente. A cada dia, no correr do tempo e da história, novas chaves aparecem, surgem para abrir as portas desse vasto mundo e desvendar seus mistérios. Tudo é mistério até o momento em que o “cativeiro” não é estourado. Quantos “cativeiros” são mantidos no limitado “EU” e que teimam ficar inertes como trancas enferrujadas que não se deixam abrir? Cada pessoa é um mundo a ser descoberto e no recôndito da casa, no interior da mente não se permite destravar a porta! O medo e a alienação desconstroem a chave. Quantas chaves sem função e quantas portas precisam ser abertas neste universo – mundo belo, mundo vão (mundo cão?)!

A chave não é o bastante. O saber que não circula não abre portas e janelas, não desacorrenta a alma, não constrói pontes, não desata os NÓS do EU e não ajuda o EU ser mais.

A chave é fundamental para abrir o ambiente, para gerar luz e resignificar os espaços, os corpos, os vãos, as idas e vindas do humano SER.

SER, SABER, CAMINHAR, SONHAR: esta chave não se quebra. Ela quebra regras e convenções, diminui o espaço entre corpos e mãos, soma os esforços e os olhares que acordam para realizar, subtrai a distância entre a prática e a teoria e multiplica os horizontes da alma e do SER. Ser mais. Ser mundo melhor, ser movimento que teima em abrir as portas para o bem viver.

Eis a chave que se faz missão: a grande missão que temos pela frente é mobilizar para o conhecimento.

  

Texto poético musical "A Chave" (Letra: Elias J. Silva,  música: Giordano Bruno):

A chave que abre a porta

Não abre o coração

A chave do coração

Abre portas e janelas

E a casa fica mais bela

Quando o coração sorri

Quando o coração sorri

A casa fica mais bela

 

A chave é sabedoria

Querer saber sempre mais

Casa rima com família

Um lar fecundo de paz

Gente estrela que brilha

Juntos podemos ser mais

Juntos podemos ser mais

Gente estrela que brilha

 

Família e comunidade

Chave de força energia

Reúne capacidade

E luz que sempre irradia

Pra mudar a realidade

Casa nova um novo dia

Casa nova um novo dia

Pra mudar a realidade

 * Elias José da Silva – Educador Popular e Poeta, coordenador do Programa Cirandas da Vida/SMS Fortaleza.

www.twitter.com/Elias_JSilva