Seminário Internacional Brasil Alemanha de Pesquisa Qualitativa: Interpretação Documentária e Triangulação Metodológica

11 votos

O seminário Internacional Brasil-Alemanha de Pesquisa Qualitativa busca dar continuidade ao esforço e ao trabalho de pesquisadores e professores nos dois países, buscando desenvolver uma firme parceria em pesquisa e cooperação científica.

    O evento contará com uma conferência de abertura a ser ministrada pelo Prof. Dr. Ralf Bohnsack (FU-Berlin), docente do Depto. de Pesquisa Qualitativa Educacional da Área de Ciências da Educação:

    https://www.ewi-psy.fu-berlin.de/einrichtungen/arbeitsbereiche/qualitativ/mitarbeiter/rbohnsack/index.html

    Também no primeiro dia do evento, está planejada uma sessão solene com o Prof. Dr. Uwe Flick, (da ASFH- Universidade Livre-Berlim https://www.ash-berlin.eu/hsl/index.phtml?id=32), cujo tema será "Triangulação como novo princípio metodológico na educação e nas ciências sociais".

    Haverá a realização de mesas redondas (para convidados, professores e pesquisadores) e sessões de vídeo-poster (por vídeo-conferência) para mestrandos, mestres, doutorandos e doutores. Os participantes das mesas redondas serão convidados pelos respectivos grupos de pesquisa organizadores na FE-UNICAMP e na FU-Berlin. Já os candidatos a vídeo-poster, os quais poderão se inscrever nos dois países, terão de submeter seus trabalhos, por inscrição on-line.

    O evento será precedido pela visita da Dra. Nicole Pfaff, da Universidade de Goettingen, especialista no Médoto Documentário e realizadora de estudos comparativos entre escolas de Brasília (Brasil) e Berlim (Alemanha), que realizará um minicurso de 20 horas na UNICAMP, entre os dias 15 e 19 de março de 2010, para alunos de pós-graduação da Faculdade de Educação e convidados. O mini-curso, intitulado "Introdução ao Método Documentário", pretende fortalecer a ancoragem teórica das pesquisas em andamento no Brasil a partir desta abordagem específica de pesquisa qualitativa e contribuir para preparar os interessados para as discussões que se darão âmbito do seminário.

    O Método Documentário, baseado na Sociologia do Conhecimento de Karl Mannheim e aperfeiçoado pelo professor e pesquisador alemão Ralf Bohnsack, vem sendo desenvolvido e aplicado em universidades como a UNB e a Unicamp e tem se mostrado promissor nas pesquisas desenvolvidas com alunos de graduação e pós-graduação. O método tem permitido um trabalho mais sistemático de coleta, organização, análise e interpretação de dados, podendo trazer grandes contribuições para pesquisadores ligados às temáticas da arte, teoria corporal, juventude e gênero, bem como na interface destas com a educação.

    O eixo temático do seminário é a pesquisa qualitativa e análise de dados com texto, imagem e som, com destaque para as produções no contexto dos estudos do corpo, arte, educação, juventude e gênero nos dois países.

    Haverá tradução simultânea do evento do alemão para o português, bem como estão previstas performances artísticas.

FONTE: https://www.fe.unicamp.br/brale/