5º CineMental: “Menos que Nada”, o filme. Mais que tudo, a mensagem que ele passa..

5 votos

Venho divulgar a quinta edição do CineMental, atividade promovida pelo Espaço Nise da Silveira e AFAB, projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Maria. Toda última quinta-feira de cada mês, exibimos algum filme sobre a temática da saúde mental, seguido de debate entre os participantes.
Menos que Nada, filme nacional do consagrado diretor gaúcho, Carlos Gerbase, lançado em 2012, conta a trajetória de Dante, interno de um manicômio como um “crônico” até que sua médica, uma jovem residente de psiquiatria resolve investir na reconstrução (arqueológica) de sua identidade.
Gravado no Hospital São Pedro de Porto Alegre, esse belíssimo filme é uma aula de Antropologia, Psiquiatria Social, Saúde Mental, Humanização, Clínica Ampliada, Psicanálise, Reforma Psiquiátrica, provando como é possível utilizar referenciais tão distintos em sinergismo na compreensão e abordagem de pessoas com sofrimentos psíquicos graves

Dia 27/10/2016, as 14:30h na sede do Espaço Nise da Silveira, Rua Floriano Peixoto, 1750, 3º andar, sal 315. Santa Maria (RS).
Entrada franca
Público Alvo: qualquer interessado.
Após o filme: debate

Martha Helena Oliveira Noal

Psiquiatra/UFSM

Especialista em Humanização da Atenção e Gestão do SUS

Mestre em Psicologia da Saúde

Fundadora da AFAB e do Espaço Nise da Silveira