Humanização participa da Semana do Servidor no Ministério da Saúde em Brasília-DF

3 votos

A Semana do Servidor Público comemorada   de 24 à 27 de outubro no  Ministério da Saúde(MS), teve como tema principal  “A construção de espaços de trabalho favoráveis à saúde”.

 

A iniciativa é do grupo composto por representantes da Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor – CAS/CGESP/SAA/SE/MS, da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas – CODEP/CGESP/SAA/SE/MS, da Comissão de Ética do Ministério da Saúde – CE/MS e da Coordenação Geral da Política Nacional de Humanização – CGPNH, Núcleo de comunicação da CGESP – NUCOM e tem por finalidade promover espaços de reflexão sobre diversos temas de interesse dos trabalhadores do Ministério da Saúde, com o objetivo de estimular a reflexão individual e coletiva sobre o papel do servidor e o trabalho cotidiano na construção de espaços de trabalho favoráveis à saúde.

A ideia é envolver o conjunto de trabalhadores do MS por meio de atividades culturais, de integração, de reflexão, debate e de promoção à saúde com vários eixos de debate como: Promoção da Saúde, Relações de Trabalho, Avaliação de Desempenho, Comissão de Ética, Política Nacional de Humanização, Valorização do trabalho e do trabalhador, Ambiência e Vigilância em Saúde do trabalhador.

 

 

Durante a roda realizada ontem (26) pela CGPNH, os trabalhadores puderam conversar sobre Saúde no Trabalho, vários departamentos participaram e levaram suas inquietações e contribuições acerca do tema.

“Acredito que saúde no trabalho exiga boas condições, boas relações e uma  boa estrutura física  para os trabalhadores”, conta Valdeir Costa,  Servidor/COAP.

“É necessário trabalhar com respeito aos colegas e ter ações para administrar o stress no serviço público”,  afirmou a servidora da CEOFI, Pureza Dória.

Outra questão importante levantada foi a valorização dos trabalhadores com mais idade, a servidora,  Aimée Rocha da CODEP ressaltou: “Precisamos colocar em prática o prorgrama do idoso no MS, ter inciciativas para essa  grande parcela  de trabalhadores que somos e investir em estímulos que visem a integração dos colaboradores mais antigos  junto dos novos servidores.”

 

A CGPNH  tem em suas diretrizes a Valorização do Trabahado e atua na formação e  qualificação dos trabahadores do SUS por meio da construção de espaços coletivos e na formulação de políticas públicas que valorizem o sujeito e a escuta qualificada.

 

Além da roda de conversa, foi montado o “Espaço HumanizaSUS de Fotografia” para que os trabalhadores pudessem registrar sua participação.

Diante dos cliques eles ficavam a vontade para dar sugestões de melhorias no ambiente de trabalho.

 

*Para acessar todas as fotos do evento clique aqui.

 

Texto: Sheila Souza /NUCOM-SAS

Fotos: Rondon Vellozo/NUCOM-SAS