Assistência Farmacêutica – continuando a discussão – Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (Horus)

3 votos

No nosso debate sobre  Assistência Farmacêutica, em sala de aula,  deixamos em aberto a investigação como tem funcionado o Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (Horus).

No caderno do CONASS “Assistência Farmacêutica no SUS” (anexo na pasta do drive) temos a seguinte citação:

“… para dar suporte à informatização da AF, o MS desenvolveu o Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (Horus), sistema web que possibilita, entre outros, a integração e compartilhamento de informações entre as instâncias gestoras do SUS. Desenvolvido para atender os três componentes da AF (básico, estratégico e especializado), fornece informações sobre o estoque, os medicamentos distribuídos e dispensados, o agendamento das dispensações, entre outras. A partir dos registros, é possível obter informações importantes para a gestão da AF no SUS, sendo concebido para se integrar ao Cadastro Nacional de Saúde (Cartão do SUS) e ao Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Trata-se de sistema que opera online, o que, se por um lado, tem a vantagem da disponibilidade de informações atualizadas, por outro, está sujeito às instabilidades da rede e baixa conectividade observadas em algumas regiões do país.”

Vamos continuar a discussão? Como está a implementação do Sistema? Quais entraves? Desafios? Quais experiências  com o Horus podemos acessar ?