Proqualis lança página Melhoria de Qualidade para o cuidado em saúde

5 votos

Página reúne conteúdo para implementar mudanças nos serviços de saúde baseada na Ciência da Melhoria 

 

Isis Breves

Já está no Portal Proqualis (proqualis.net) a página Melhoria de Qualidade (http://proqualis.net/melhoria-da-qualidade). O objetivo desta página é dar acesso à informação confiável em língua portuguesa acerca da Ciência da Melhoria para realizar mudanças bem-sucedidas no cuidado de saúde. “Destacamos como desafios para uma instituição de saúde implementar estratégias de melhoria: vontade para mudar o status quo para um que seja melhor e essa vontade deve vir principalmente da liderança da organização; desenvolver ideias que vão melhorar os processos e resultados e ter a capacidade de aplicar ferramentas e técnicas que permitam a execução destas ideias. Estes componentes vontade-ideias-execução compõem um modelo para execução de melhorias bastante discutido pelo Institute for Healthcare Improvement (IHI). É necessário utilizar um método estruturado para produzir o efeito desejado, de modo que os recursos investidos alcancem o seu objetivo e os profissionais envolvidos fiquem satisfeitos”, explicam os responsáveis pela página,  Camila Lajolo, médica, assessora técnica científica do Proqualis, gerente médica corporativa de qualidade e segurança do paciente da Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC) e Ademir J. Petenate, doutor em estatística, professor do Departamento de Estatística da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), sócio da EDTI Projetos de Melhoria e Inovação e consultor do Institute for Healthcare Improvement (IHI). 

O aplicação disciplinada da Ciência da Melhoria foi a base para o êxito de algumas experiências de melhoria da qualidade do cuidado em saúde, Camila aponta alguns exemplos dessas experiências: “No Brasil, temos o Projeto Parto Adequado que tem o objetivo de reduzir a porcentagem de cesáreas sem indicação clínica e melhorar a qualidade do parto tanto para a gestante como para o bebê e o Programa Salus Vitae com a finalidade de reduzir densidade de infecções relacionadas a dispositivos invasivos em unidades de terapia intensiva para pacientes adultos, bem como melhorar outros aspectos do cuidado em saúde em hospitais, ambulatórios e unidades de assistência social da ACSC. Ambos projetos já obtiveram resultados expressivos no aumento de parto vaginais e na redução de infecções em unidades de terapia intensiva, respectivamente. Há muito exemplos pelo mundo, como Scottish Patient Safety Program na Escócia e o Projeto Fives Alive em Gana”.
 
“Não importa qual a abordagem escolhida para realizar melhorias, o importante é que contemplem quatro elementos:(a) identificar problemas ou oportunidades e transformar em objetivos claros (O que, Onde, Quanto e Quando), (b) Definir indicadores que permitam saber se as mudanças estão resultando em melhoria (atingindo os objetivos), (c) ideias de mudança e (d) um método para testes iterativos (uso do Método Científico)”, afirmam Camila e Ademir.
 
Na página Melhoria de Qualidade, o profissional de saúde encontra artigos, aulas e vídeo do Webinar Proqualis sobre o tema. Confira: http://proqualis.net/melhoria-da-qualidade