Regionalização em Saúde no Distrito Federal

5 votos
 
     A Regionalização de saude  surge  como um mecanismo de articulação cooperativa entre os municípios, por isso são agrupados  e conformados em regiões de saúde,  a partir de semelhanças  geográficas, epidemiológicas, culturais,sociais etc. Contudo, no Brasil o processo de regionalização ocorre de maneira lenta,  pois houve uma descentralização sem necessariamente estar em conformidade com esta temática de regionalizar.
     No DF  ainda  é recente. Haviam 15 regionais  que foram substituídas por sete Regiões de Saúde ainda em janeiro desse ano, e que são representadas  por  superintendências que operam de modo integrado. São  elas: Centro-Sul, Centro-Norte, Oeste, Sudoeste, Norte, Leste e Sul, contendo também  unidades de referência , que são  o hospital de Base, Hospital de Apoio e o  Hospital São Vicente de Paula.
      Apartir daí, são observadas as necessidades locais,o perfil epidemiológico e os indicadores de saúde  de cada  Região.Com base  no resultado obtido,é montado um planejamento regional de saúde. 
     Além disso,  são  estabelecidos Acordos de Gestão entre a Secretaria de Saúde (Administração Central) e as superintendências, onde  estão dispostos os objetivos e metas de todas as  unidades de saúde  contidas naquele território .É nesse mesmo documento  que constará o planejamento de saúde.  
      Nesse processo de Regionalização,   os diretores administrativos, tanto da atenção primária  quanto dos hospitais,  tornam se subordinados a uma superintendência. Também foram criadas gerências e núcleos para áreas como gestão de custos, de pessoas, especialidades médicas e outras áreas profissionais.
    Cada uma das sete Regiões possuem gestores que tomaram posse por meio de uma nomeação, feita pelo governador ou  mesmo o secretário de Saúde entretanto,houve o acompanhamento  por parte do Controle Social nos Conselho de Saúde daqui do DF e Conselhos Regionais de Saúde .Espera-se que  aos poucos os gestores obtenham mais autonomia sob a  Região de Saúde que administram, de forma mais   independente da Administração  Central.