Novembro Azul

5 votos

          Depois do Setembro Amarelo e do Outubro Rosa, é chegada a hora de voltarmos os nossos olhos ao Novembro Azul e à saúde do homem. Tal ação se faz necessária, visto que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa, para o corrente ano, é de que surjam 61.200 novos casos de câncer de próstata no país. Diante disso, faz-se necessária a divulgação de informações referentes ao exame preventivo do câncer de próstata. Isso porque o público masculino precisa, urgentemente, vencer o preconceito e buscar a prevenção.  

          Ainda que o preconceito em relação ao exame preventivo do câncer de próstata, nos últimos anos, venha caindo, uma parcela considerável do público masculino continua teimando em não buscar a prevenção. Tal resistência ao exame de próstata, além de ser imposta pelo preconceito, dá-se também em decorrência do desconforto gerado. No entanto, em vez de enxergar apenas o desconforto do toque retal, tais indivíduos precisam conseguir avistar os benefícios gerados pela prevenção. Segundo Fernando Almeida, urologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, em São Paulo (SP), o câncer de próstata, quando descoberto em fase inicial, apresenta cerca de 95% de chance de cura.

          Conforme os dados coletados pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 51% dos homens nunca consultaram um urologista. Tal constatação se torna ainda mais preocupante, porque o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Esse tipo de câncer está relacionado sobretudo ao envelhecimento masculino. Apesar de ser diagnosticado em jovens, inclusive abaixo de 40 anos, o risco aumenta significativamente após os 50 anos, correspondendo a 40% dos tumores nessa faixa etária. Diante dessa realidade, faz-se necessário que o público masculino se conscientize da importância da realização do exame preventivo do câncer de próstata e procure orientação médica.

          O exame preventivo do câncer de próstata, portanto, precisa ser avistado como um exame extremamente necessário à saúde do homem. Para que tal fato ocorra, os preconceitos e os mitos precisam ser desconstruídos e deixados para trás. No site Portal da Urologia(https://portaldaurologia.org.br/), por exemplo, é possível encontrar informações e maiores esclarecimentos sobre o exame preventivo do câncer de próstata. Além disso, vale lembrar que, desde 2014, a Lei 13.045 obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a realizar exames para a detecção precoce do câncer de próstata sempre que, a critério médico, o procedimento for considerado necessário.