Atenção Especializada

2 votos

Devido a organização do Sistema de Saúde brasileiro e Redes de Atenção, cuja organização se dá de modo regionalizada e hierarquizada, a população tem direito ao acesso Universal e integral à ações e serviços em todos os níveis de atenção, incluindo a promoção,prevenção reabilitação e Vigilância Sanitária.

   A porta de entrada do usuário nessa Rede deve ocorrer  por meio da Atenção Básica, que possui capacidade de resolver 80% dos problemas de  saúde da população.Aqueles que não forem passíveis de solução nela, devem ser encaminhados para a Atenção Especializada.

    Nesse ponto da Atenção, devem ofertados    à população, de modo coordenado,o acesso a serviços especializados de qualidade e em tempo oportuno.Esse serviços são caracterizados pelo uso de práticas, conhecimentos técnicos e ações que demandam uma maior densidade tecnológica, onde os custos para a manutenção desses serviços é mais caro, e onde se faz necessário a Assistência proveniente de profissionais especializados.

     De acordo com Merhy ( 1997), atenção especializada em um encontro de tecnologias leves e leves-duras, ofertadas sobre a lógica da estrutura tecnológica dura. Ela é formada pela atenção secundária e terciária conhecidos também como de média e alta complexidade.

   A Atenção Secundária abrange Serviços Médicos ambulatoriais e de apoio diagnóstico e terapêutico, buscando atender os principais problemas de saúde e agravos que atingem a população, necessitando assim,  de profissionais especializados. Enquanto isso a Terciária oferece diagnose, terapia e atenção hospitalar, e é caracterizada pelo alto custo, incorporação de novas tecnologias e   pela organização dos serviços baseados na oferta e não necessidades de saúde da população.

    Infelizmente a AE não dispõe de oferta suficiente para  a toda a  demanda, por isso há uma iminente necessidade de aperfeiçoar e qualificar essa área que é considerada um gargalo do sistema.Apesar disso, é possível fazer uso de estratégias e mecanismos que ampliem o acesso a esse serviço, sem necessariamente aumentar essa oferta, como  por exemplo, explorar ao máximo a capacidade de resolutividade na AB antes de quaisquer encaminhamentos . Para isso, há a  necessidade de uma maior responsabilização por parte dos profissionais pelos problemas de saúde dos usuários,em busca de soluções e nesse processo, toda a equipe têm capacidade, formação  e conhecimento técnico o suficiente para a partir de uma ação em conjunto, conseguirem tal feito.

Outra questão que refletiria em uma ampliação do acesso, seria a  efetivação da  Regulação da oferta, que ainda é  baixa  . Também  é preciso mudar o modo fragmentado com que o cuidado é conduzido,investindo em uma organização dos serviços mais articulados com os demais níveis de atenção, que prezam pela continuidade do cuidado,  pela resolubilidade e Atenção   Integral à Saúde . A sociedade também pode participar desse processo de melhorias, por meio da participação em Conselhos de Saúde, em Conferências e através da Ouvidoria.Além disso, vale apena  observar modelos organizacionais de municípios,que por meio da inovações no modo de se articularem com a AB conseguiram ampliar  acesso sem alterar a oferta, a fim de absorver idéias  que podem funcionar nas demais localidades. Outras questões que poderiam interferir nessa ampliação do acesso é  a observação das necessidades de saúde da população para a partir disso, realizarem o planejamento adequado .   

       Por fim, ao meu ver, há de se investir mais na capacitação dos profissionais, além de sua valorização e reconhecimento de sua autonomia , para  contribuir em melhorias na prestação dos serviços e ações em Saúde e na Rede de Atenção como um todo. Por isso é importante abrir espaços de diálogo , para exposição de idéias,vulnerabilidades até conflitos internos,para que a partir da construção de um processo de trabalho mais produtivo, integrado e agradável,  haja uma construção coletiva e mobilização generalizada em busca alternativas que tornem AE e o SUS como um todo, mais resolutivo, com acesso Universal Integral, e equânime.